Campeonato Mineiro, na modalidade cross-country XCO, será disputado em duas etapas, a partir deste domingo dentro de um parque ecológico de Juiz de Fora, em um percurso de 4,5 quilômetros de extensão com bikers nas categorias elite feminina e masculina; provas valem pontos para os rankings regional e nacional.

Foto Cartaz 3

Começa neste domingo, dia 26 de junho, o Campeonato Mineiro cross-country XCO, válido pelos rankings da Federação Mineira de Ciclismo e da Confederação Brasileira de Ciclismo.
Esta primeira etapa vai rolar no circuito de 4,5 quilômetros de extensão em Juiz de Fora, na reserva biológica de Poço Dantas, espécie de parque localizado no bairro de Lourdes, com a primeira largada às 8h15; às 13 horas acontecem as largadas finais para as categorias elite feminina (5 voltas) e elite masculina (6 voltas).
As inscrições  terminam nesta sexta (24/06),  a noite, no valor de R$90,00, e devem ser feitas pelo site da Federação Mineira de Ciclismo. Há a possibilidade de as inscrições serem feitas no sábado (25/06) no local da prova, mas a taxa aumenta para  R$ 100,00. No domingo, dia da competição, não haverá inscrições.
No site da FMC e da Bike Light (organizadora do evento) há todas as informações sobre as categorias, horários das largadas e treinos, altimetria da pista, relações dos hotéis credenciados, entre outros detalhes.
O Campeonato Mineiro cross-country XCO será disputado em duas etapas. A próxima está marcada para o dia 3 de julho na cidade de Santana dos Montes.

Modalidades

Existem vários modelos de provas, na disciplina de mountain bike. No caso da prova em Juiz de Fora, é o Cross-country olímpico (XCO). O circuito desta modalidade deverá ser de, no mínimo, cinco quilômetros e, no máximo, nove quilômetros.
A duração da prova será como nas Olimpíadas do Rio 2016, que comporta só duas categorias, a elite masculina, mínimo de 2 horas e máximo de 2h15; e para a categoria elite feminina, com mínimo de 1h45 e máximo de 2 horas.
As outras modalidades são as seguintes: Cross-country ( XC); Cross-country Maratona (XCM); Cross-country em linha (XCP= Point to point); Cross-country sobre circuito curto (XCC = Criterium); Cross-country contra o relógio (XCT= Time Trial) e Cross-country revezamento por equipes (XCR = Team Relay). (Fotos: Bike Light/Divulgação)

Texto: Cristiano Quintino

Texto: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:
O que: 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Cross-Country XCO
Onde: Juiz de Fora (MG)
Quando: 26 de junho
Informações: www.fmc.org.br e www.bikelight.com.br

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )