As inscrições para a maior prova de enduro de regularidade do País, que acontece em setembro, já estão abertas para pilotos de todos os cantos  e em categorias diversas; a novidade de 2016 é que a festa das duas rodas acontece junto com a inauguração do Circuito dos Cristais, em Curvelo.

O Circuito dos Cristais será base para a concentração das motos do Enduro da Independência 2016

O Circuito dos Cristais será base para a concentração das motos do Enduro da Independência 2016

Tudo bem que o Rali dos Sertões é maior e até o Dakar tem planos de pintar por aqui, mas o Enduro da Independência continua sendo a prova off-road com motos mais tradicional e charmosa do circuito nacional. E, em 2016, a competição terá um ingrediente especial: vai aproveitar o bafafá da inauguração, em Curvelo, do Circuito dos Cristais, considerada hoje a pista mais moderna do País.
A prova ainda está longe (acontece de 3 a 7 de setembro), mas as inscrições já podem ser feitas no Trail Clube de Minas Gerais (TCMG) ou através do site oficial da prova. A turma das motos já está se preparando.
A  área, que espera ser o “antro” da turma da velocidade, fica a 170 quilômetros de Belo Horizonte, com fácil acesso inclusive para quem chega pelo Aeroporto de Confins. Além disso, Curvelo é perto de Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa, que escreveu Minas Gerais como ninguém. Apesar de todo este simbolismo e metáforas que possam surgir, o importante para um enduro em alto padrão a região tem – de sobra: trilhas, muitas, e belíssimas. A competição sobe mais um pouquinho e chega até Diamantina.
A expectativa é a presença de pilotos das mais variadas categorias que passarão por locais carregados de história. O percurso, inédito, promete esquentar as disputas e aumentar as chances das feras de outros estados que buscam um lugar ao sol.

A expectativa é de trilhas competitivas e belas paisagens durante o percurso

A expectativa é de trilhas competitivas e belas paisagens durante o percurso, que inclui a terra de Guimarães Rosa

Na mesma ocasião acontece a primeira etapa do GP Gerais, com provas de motovelocidade e marcas e pilotos, bem como uma etapa do Brasileiro de Trial. Tudo junto e misturado.
Uma novidade para o EI 2016, de acordo com o TCMG, que sempre organiza a prova, é a categoria Regio (de regional). Foi uma demanda dos pilotos de Curvelo, a cidade-sede do enduro. Segundo o clube, a proposta é facilitar a participação de apaixonados por off-road da região que sempre sonharam em participar da maior prova de enduro de regularidade do mundo e que agora têm esta oportunidade. As inscrições são limitadas a 30 pilotos, com taxas diferenciadas (R$ 500,00) e premiação para os cinco primeiros colocados.
Tem ainda a categoria Independência Day, também inédita em 2016, cuja prova acontece no último dia (7/9) exatamente no Dia da Independência do Brasil. Serão duas subcategorias (Livre, para qualquer piloto de qualquer categoria e Dupla, para aqueles que desejam conhecer o evento com um custo menor) e haverá premiação exclusiva (R$ 225,00). Fotos: Léo Tavares/Divulgação

Texto: Zezito

Texto: Zezito

 

 

 

 

 

 

LogoSERVIÇO:
O que: Enduro da Independência
Quando: 3 a 7 de setembro de 2016
Onde: Curvelo é a cidade-base, mas o enduro passa ainda pelos arredores de Cordisburgo e Diamantina
Concentração: Circuito dos Cristais (www.circuitodoscristais.com.br)
Inscrições: www.endurodaindependencia.com

 

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )