Circuito dos Cristais, em Curvelo, antes mesmo de ser inaugurado oficialmente, abre suas portas neste fim de semana para receber pilotos de carros e motos de todo o País, para um super treino livre; será a chance de conhecer as curvas e retas da pista internacional, considerada desafiadora e muito técnica.

Para Bruno Teixeira, a pista é muito técnica e exige resistência física

Para Bruno Teixeira, a pista é muito técnica e exige resistência física

Embora a inauguração do GP Gerais esteja marcada apenas para setembro, neste fim de semana (23 e 24 de julho) o Circuito dos Cristais em Curvelo, a 148 quilômetros de Belo Horizonte, estará aberto para que os competidores possam se familiarizar com o traçado e seus mais de quatro quilômetros. As provas de estreia serão disputadas durante um grande evento de 2 a 7 de setembro, para motos e carros.
Entre os pilotos que estarão na pista é grande a ansiedade para começar logo a temporada. Caso de Gustavo Mascarenhas, que vai correr de Uno na categoria Super no torneio de Marcas e Pilotos. Empresário de Curvelo, não vê a hora de competir em casa. “Há oito anos pratico o automobilismo, mas sem autódromo aqui participava de campeonatos em São Paulo e Goiânia. Agora é só alegria”, comemora o piloto da equipe Fast Racing/Curvel Veículos que, além do GP Gerais, espera participar do Festival de Marcas marcado para dezembro no Circuito dos Cristais.

Luciano Bastos corre pela categoria Super e lidera uma equipe com outros 38 pilotos

Luciano Bastos corre pela categoria Super e lidera uma equipe com outros 38 pilotos

Serão disputadas três baterias, com descarte do pior resultado. O vencedor torna-se campeão brasileiro da modalidade. “As corridas devem ser muito acirradas, pois vêm pilotos de todo o País”, acrescenta.
A presença dos “estrangeiros” no torneio mineiro também vai aumentar a competitividade entre as motos. Pelo menos é o que espera Luciano Bastos (LB 43 Racing Team), de João Monlevade, que vai lutar pelos triunfos na motovelocidade na categoria Pro, com sua CBR 1000RR  bastante modificada na suspensão e motor, conforme o regulamento. “Os pilotos top do Brasil estarão no GP Gerais, mas nada é impossível. Não vai ser fácil, porém vamos buscar as vitórias”, salienta Bastos, que lidera a equipe composta por 38 pilotos da motovelocidade em outras categorias.

Pilotos de motos e carros

Gustavo, Bruno (acima) e Luciano, com sua equipe: ansiedade pelo começo da temporada mineira

O que pode beneficiar os mineiros é a facilidade de acesso ao circuito, considerado um dos mais desafiadores do Brasil.  Afinal, conhecer cada curva desta pista é fundamental o sucesso. “Ele exige muita técnica e resistência física. Além disso, Curvelo faz muito calor e a possibilidade de desidratação é grande”, analisa Bruno Teixeira (Ampla Motos), de Belo Horizonte, que corre na categoria Stock, com uma Yamaha R1, cuja preparação é limitada e as motos se assemelham muito às originais de fábrica.
Como a maioria dos mineiros, Bruno teve que procurar torneios de motovelocidade em outros estados e até em outros países, como no Uruguai, onde é o atual vice-campeão.
Para este fim de semana, os organizadores acreditam ser mais uma oportunidade para os pilotos terem contato com o circuito – dia 14 de agosto haverá a última chance antes do início da temporada.
Neste “Treino Livre Coletivo” serão testadas as áreas de escape planejadas para atender às exigências das federações internacionais de motociclismo e automobilismo, além de avaliados os trabalhos das equipes médicas e de segurança.

Fotos: Fabi Oliveira/Aline Pedrosa/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires

SERVIÇO:
O que: Treino Livre para GP Gerais, a partir das 7h30. Serão quatro sessões de treino.
Onde: Circuito dos Cristais, em Curvelo, a 148 quilômetros de BH e a 730 quilômetros de São Paulo.
Quando: 23 e 24 de julho de 2016
Informações: (38) 3721-1138, whatsapp GP Gerais (38) 99877-2016 ou através do email: contato@gpgerais.com.br.
Inscrições para os treinos livres: tickets.gpgerais.com.br

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )