A Mercedes-Benz apresentou esta semana o primeiro ônibus urbano de condução autônoma (que roda sem a necessidade de intervenção de um motorista). Equipado com o sistema autonônomo City Pilot, um ônibus da marca alemã fez a sua viagem inaugural na maior linha de BRT da Europa, na Holanda.

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O ônibus urbano autônomo é ideal para faixas exclusivas: um percurso de 20 quilômetros sem usar os pedais do acelerador e do freio. Veículo atraente com revolucionário design interior e exterior. A Mercedes-Benz mostrou hpa quase dois anos o Highway Pilot, sistema de condução autônoma para o transporte de longa distância por caminhões. Agora, com o CityPilot, a marca mostra a mesma tecnologia voltada os ônibus urbanos. O objetivo é mais velocidade, pontualidade e conforto.
A Daimler Buses, maior fabricante de ônibus do mundo, investirá cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento futuro de seu portfólio de ônibus urbanos até 2020. Com o CityPilot, um ônibus urbano da marca rodou pela primeira vez de forma autônoma numa rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda.

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Num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o inovador veículo anda em velocidades de até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos. O veículo sai automaticamente, atravessa túneis, freia ante aos obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. O motorista continua presente e monitora o sistema, mas tem uma tarefa muito mais fácil do que antes. A Daimler Buses é, portanto, a primeira fabricante do mundo a colocar em operação automatizada um ônibus urbano numa situação de tráfego real.

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O CityPilot compreende sistemas de assistência à condução já conhecidos, como os usados em ônibus Mercedes-Benz, por exemplo, assim como sistemas adicionais que foram trazidos da Daimler Trucks e adequados para uso no trânsito urbano. O equipamento inclui radar de longo e curto alcance, um grande número de câmeras e o sistema de navegação GPS controlado por satélites. A conectividade inteligente das câmeras com sensores possibilita criar um panorama preciso do entorno do veículo e determinar a posição exata do ônibus.

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Com cerca de 12 metros de comprimento, o novo ônibus chama a atenção, por exemplo, pelo design exterior assimétrico, mais moderno e impactante. O interior é amplo e iluminado. Com piso baixo, o ônibus é dividido em três áreas. A chamada área de “serviço” fica na frente, junto ao motorista. A área “expressa” fica no meio do veículo, destinada às pessoas que farão pequenos percursos – elas ficam em pé, o que favorece o rápido fluxo de passageiros. Na parte traseira, localiza-se o “lounge”, onde os passageiros passam mais tempo – ali, os smartphones podem ser carregados sem fio.
O cockpit foi totalmente reprojetado. O motorista recebe as informações necessárias num grande mostrador com estilo de apresentação inovador e pode se concentrar totalmente em suas tarefas principais. Um sistema de passagens eletrônico elimina a venda e conferência convencional dos tíquetes pelo motorista. O sistema de passagens é um importante elemento da conectividade do ônibus.

 

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