Esse é o objetivo do centésimo teste INKA (sigla do teste, em alemão) de Garantia de Qualidade da Audi. Ou seja, a meta é testar a vida útil de um carro em modo acelerado. E o A4 foi o modelo mais recente a passar por esse processo de corrosão e envelhecimento na fábrica da marca alemã, em Ingolstadt. Trata-se de uma das avaliações mais rígidas que um carro passa na Audi e é conduzido para verificar a eficácia da proteção conta a corrosão e a durabilidade dos produtos da marca.
No teste INKA, o Audi A4 enfrenta água salgada para verificar sua resistência à corrosão

No teste INKA, o Audi A4 enfrenta água salgada para verificar sua resistência à corrosão

No decorrer da realização de 100 testes INKA, a o setor de Garantia de Qualidade da Audi completou um total de 322.500 horas de trabalho, percorreu mais de um milhão de quilômetros e fez 2.800 testes de lama e 1.900 testes de sal. Para Sylvia Droll, chefe de engenharia de materiais, “o teste é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade de nossos modelos e para melhorar ainda mais nossos métodos de produção”.
Os testes de resistência abrangem cinco fases. Primeiro, o carro é borrifado com sal em uma câmera climática a 35º C. Em seguida, o veículo é exposto a um clima tropical de até 50º C e umidade do ar a 100%. Na fase três, 80 lâmpadas halógenas de vapor metálico, cada uma com potência de 1.200 watts, esquentam a carroceria até a temperatura máxima de 90º C. No processo, as cores internas não podem desbotar e os materiais não devem ficar mais frágeis.
Os carros são submetidos a temperaturas que simulam verões e invernos muito rigorosos

Os carros são submetidos a temperaturas que simulam verões e invernos muito rigorosos

A quarta fase simula condições de inverno no círculo polar. A – 35º C, uma máquina de hidropulsos sacode o carro para simular a torção da carroceria e a pressão sofrida por algumas peças e pelo motor quando o carro roda por estradas danificadas. Em paralelo – fase cinco – pilotos de teste dirigem repetidamente por rotas externas especialmente preparadas para esse tipo de avaliação.
No total, 12 mil quilômetros são percorridos com cada modelo, incluindo direção por água salgada e lama. No final do teste, os inspetores de qualidade desmontam o carro em cerca de 600 peças individuais e checam seus pontos fracos.
No teste INKA, o Audi deita e rola na lama várias e repetidas vezes

No teste INKA, o Audi deita e rola na lama várias e repetidas vezes

 

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