Etapa regional da tradicional Baja SAE Brasil será disputada em setembro, no interior paulista, com a participação de 30 carros desenvolvidos por estudantes de engenharia de universidades de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; avaliações estáticas e dinâmicas estão previstas nas provas.

Baja desenvolvido pelos estudantes da equipe da Universidade Federal de Minas Gerais

Baja desenvolvido pelos estudantes da equipe da Universidade Federal de Minas Gerais estará na etapa sudeste

Já está marcada para os dias 17 e 18 de setembro a etapa Sudeste da competição Baja SAE BRASIL, disputada por veículos construídos por estudantes universitários de engenharia. Nesta fase classificatória participam 30 carros, sendo 11 de universidades de Minas Gerais, 12 de São Paulo, quatro do Rio e três do Espírito Santo. Os classificados participam da final nacional em 2017, com a presença de 600 estudantes.
Nesta prova regional, que acontece na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), no interior de São Paulo, os bajas passarão por uma série de avaliações estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.
O regulamento prevê que os veículos devem ser protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 hp de potência, capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 quilos. Segundo as regras, os sistemas de suspensão, transmissão e freios e o próprio chassis são desenvolvidos pelas equipes, que devem buscar até patrocínio para o projeto.
O presidente da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros Automotivos), Frank Sowade, explica que as competições são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia. “O objetivo é desafiá-los a gerir o projeto de um carro em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, observa.
Fotos: SAE Brasil/Divulgação

copa sudeste

SERVIÇO
O que: Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2016
Onde: Escola de Engenharia de Piracicaba, na Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560, Piracicaba, São Paulo (SP)
Quando: 17 (8 às 18 horas) e 18 de setembro (10 às 14 horas)
Outras informações: www.saebrasil.org.br