A Renault Oroch pode ter o título de pioneira no segmento de pick-ups que ficam entre as compactas e as médias, mas a Fiat Toro, que chegou depois, veio mais moderna, mais espaçosa e com mais fôlego. Avaliamos a versão Freedom 2.0, que vem com bastante conteúdo e tem preço competitivo.

Um dos pontos positivos da Toro: abertura horizontal da tampa da caçamba em duas partes

Isso mesmo! Andamos na Fiat Toro Freedom 2.0 e percebemos porque a picape da marca italiana já está fazendo sombra e poeira na concorrente, vendendo quase quatro vezes mais.

Ao ver de perto a Fiat Toro – avaliamos a versão Freedom, com motor 2.0 a diesel –, ficou mais claro os motivos que fizeram a picape (média-média, vamos dizer assim) cair no gosto do público. Os dados de julho deste ano da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram isso, embora a picape da Fiat seja mais cara do que a da Renault: foram vendidas 4.313 unidades da Toro, contra apenas 1.194 da Oroch. Vamos por partes para mostrar o que levanta a bola e o que pega na Toro Freedom 2.0.

O design da Toro tem harmonia entre a cabine e a caçamba

Design – Traçadas no Brasil, as linhas da picape mostram um bom equilíbrio entre cabine e caçamba (não tem aquela “quebra”, comum em picapes, pois a transição é suave) e exalam modernidade e esportividade. Destaque para o grupo óptico superior bem afilado, a linha de cintura elevada, a tampa traseira dupla, o capô encorpado e as lanternas traseiras em LED.

Os faróis superiores bem afilados e o capô mais encorpado dão um charme à pick-up

Interior – Na versão Freedom, destaques para o bom acabamento, o quadro de instrumentos personalizável com tela de 3,5 polegadas em TFT, rádio Connect com navegação, comandos no volante e tela cinco polegadas; revestimento em couro dos bancos, câmera de ré (ajuda bem nas manobras, já que a traseira alta dificulta a visibilidade), porta-objetos refrigerado (bom para manter a água “bebível”), porta-objetos sob o banco do passageiro da frente (para esconder objetos dos amigos do alheio), tomadas USB e de 12V para o banco de trás, luzes de leitura laterais para o banco traseiro e o belo desenho e a boa ergonomia do painel, que tem comandos bem posicionados.

Rádio Connect com comando no volante é de série na Freedom

Espaço – Construída sobre a plataforma alongada do Renegade, a Toto tem um bom espaço interno para uma picape compacta. Cinco pessoas (quatro adultos e uma criança) viajam com certo conforto. As capacidades de peso (uma tonelada) e volumétrica (820 litros, que podem ganhar mais 405 litros com extensor opcional) caçamba são boas. Destaque para a praticidade da tampa traseira, que se abre em duas partes horizontalmente (é leve).

As rodas de liga com desenho esportivo ajudam na aparência jovem da Toro

Segurança – Além dos frontais, há airbags laterais e de teto; controles de tração e estabilidade fazema função de “anjo da guarda” quando o motorista abusa, sistema Isofix torna segura a fixação de cadeiras infantis e o Hill Holder segura um pouco a pciape para dar uma forcinha nas arrancadas em subida.

Motor 2.0 a diesel rende 170cv de potência e tem funcionamento suave, com bom torque em baixa

Suspensão – Com conjuntos dianteiro e traseiro independentes, sendo multilink no eixo traseiro, a Toro consegue equilibrar bem conforto e segurança, vazia ou carregada.

Direção – Bem calibrada para as manobras de estacionamento, mas poderia ter um pouco mais de “peso” nas velocidades mais elevadas.

O revestimento em couro dos bancos também é item de série na Freedom

Motor/câmbio – O motor 2.0 diesel, que gera 170cv de potência, tem bom fôlego e funcionamento suave. O bom torque em baixa garante boas retomadas de velocidade. A versão avaliada tinha tração 4×2 e câmbio manual de seis velocidades, com bom escalonamento de marchas (apenas uma pequena queda de rotação entre a segunda e a terceira marchas, somente percebida em subidas mais íngremes) e engates precisos. A sexta marcha não perde muita força e ajuda bastante na economia de combustível na estrada.

Porta-objetos debaixo do banco do passageiro da frente é muito útil

Preços e equipamentos principais (Freedom 2.0 diesel) – R$ 97.270, controle automático de velocidade, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, Hill Holder, rádio Connect com comando no volante, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar, direção elétrica, Isofix, sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba. Com todos os opcionais, o preço sobe para R$ 115.385.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

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