Nova geração do Mini Cabrio, que chega ao Brasil com mudanças estéticas no design externo e interior mais requintado, está maior e com espaço interno melhor para os ocupantes; câmbio permite troca de marchas no volante e motor de 192 cv é capaz de levar o pequenino alemão à velocidade máxima de 228 km/h.

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Grade frontal do novo Mini Cabrio tem formato hexagonal e moldura cromada, com faróis arredondados com luzes LED

É possível guiar com o vento no rosto a bordo de um conversível. E se este modelo for um conversível da Mini – marca que pertence à BMW – o felizardo poderá aproveitar os atributos da nova geração que acaba de chegar ao mercado brasileiro. Mas, para isso, deverá ter bala na agulha para desembolsar R$ 164.950,00.
A estreia da versão 2017 do Mini Cabrio é marcada por algumas interessantes novidades. A começar pela parte mecânica: sob capô está um motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros que gera 192 cv, acoplado a uma transmissão automática Steptronic de seis marchas, que podem ser trocadas também através de “borboletas” no volante. O câmbio ainda  possui um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal.

Conversível alemão ficou mais comprido e ganhou mais distância entre eixos

Conversível alemão ficou mais comprido e ganhou mais distância entre eixos, para favorecer o espaço interno

De acordo com o fabricante, uma tecnologia importante neste propulsor é o sistema de injeção direta de combustível, com injetores em posição central, além do controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic.
Tanta tecnologia faz com que o compacto da Mini possa chegar à velocidade máxima de 228 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.
Mas como se trata de um “cabrio”, todo mundo quer saber como funciona a capota. Ela tem um mecanismo capaz de abrir ou fechá-la em 18 segundos, com ativação feita a partir de um interruptor localizado na parte superior do para-brisa. Uma vantagem é que o sistema pode ser acionado mesmo com o carro em movimento – até 30 km/h. Mas existe a opção de abrir só a seção frontal da capota a qualquer velocidade.

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Capota pode ser aberta/fechada em 18 segundos (acima); firulas destacam o Mini Cabrio das demais versões

A nova geração do Mini Cabrio está maior: tem 3,85 metros de comprimento  – 98 mm mais longo que o modelo anterior – por 1,72 de largura e 1,41 m de altura. Para melhorar o espaço interno, o entre eixos foi aumentado em 28 mm – as pernas dos ocupantes agradecem.
Há vários suportes para copos e porta-objetos no habitáculo, e o painel é horizontal e vem como o sistema Central Cluster, que conta com uma tela de LCD de 8,8 polegadas de alta definição, sistema de navegação e 3D,  interruptores salientes na parte inferior do console,  e um display (Head-Up-Display), onde são exibidos algumas informações importantes (velocidade, nível de combustível, temperatura externa e etc).
Como itens de segurança, este Mini oferece quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix para fixação das cadeiras infantis e sistema de proteção de capotamento com atuadores conectados eletronicamente aos dispositivos de segurança do veículo. Isso significa que quando os sensores detectam um risco de o carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam para proteger a cabeça dos ocupantes.
Para a comodidade e facilidade para o motorista, a lista do modelo inclui direção assistida, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade de cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré e sensores (de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular).

Bancos em couro, interior funcional e motor potente: detalhes do Mini Cabrio

Bancos em couro, interior funcional com diversos porta-objetos e motor potente:  Mini Cabrio em detalhes

Tirando o Parking Assist, aquele sistema que faz o carro estacionar sozinho, os demais itens opcionais do Mini Cabrio são firulas estéticas: capota personalizada, faixas decorativas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo, bancos em couro na tonalidade cinza.
E como toda nova geração, o fabricante carregou na estética externa. A grade frontal é ampla, tem formato hexagonal e moldura cromada, com faróis arredondados com luzes LED. As lanternas, por sua vez, estão maiores e  agora encostam na tampa do porta-malas.
A Mini abusou de contornos cromados e frisos na área externa, mas escolheu cores externas interessantes e vivas – 13 no total -, com destaque para a verde Caribbean Aqua (metálica), além de quatro opções de interior e duas opções de capota.
Fotos: Fábio Aro/Divulgação

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