Um brasileiro e uma norte-americana dominaram as categorias principais do Iron Biker Brasil 2016, disputada nesta final de semana em Mariana; o carioca Robson Ferreira conquistou pela quarta vez a prova de longa duração mais importante do mtb brasileiro e a Larissa Connors foi a campeã entre as mulheres.

Campeões de ferro: Larissa Connors e Robson Ferreira dominaram o Iron Biker 2016

Campeões de ferro: Larissa Connors e Robson Ferreira dominaram o Iron Biker 2016

MARIANA – O biker mais forte, mais resistente, mais tudo chama-se Robson Ferreira que, pela quarta vez, conquistou o Iron Biker Brasil 2016 disputado neste final de semana (17 e 18 de setembro) na histórica Mariana (MG). Entre as mulheres, a poderosa foi a norte-americana Larissa Connors que se embrigou de alegria com o título. “Dessa vez foi especial, porque consegui me superar. Isso não tem preço. Me senti bem o tempo todo, nos dois dias. Agradeço a todos que torceram por mim”, declarou a biker, após a prova.
O brasileiro destacou o percurso, para ele, muito exigente. “Foi diferente esse ano, mas muito bem marcado e sinalizado. O nível técnico da competição foi o grande desafio mais uma vez. É uma honra conquistar a prova novamente”, comentou.

Largada em Mariana: cerca de 1700 atletas de 13 países disputaram a prova mais importante do mtb de longa duração do País

Largada em Mariana: cerca de 1700 atletas de 13 países disputaram a prova mais importante do mtb de longa duração do País

Já na largada de sábado, a emoção tomou conta de todos os presentes, literalmente as ruas centenárias ficaram entupidas e coloridas com os capacetes de mais de 1.700 atletas. Neste primeiro dia de prova, teve uma chegada emocionante: oito atletas chegaram juntos e no sprint, o brasileiro Robson Ferreira colocou um segundo à frente e foi o grande vencedor, em 3h21m02seg. Para se ter uma ideia do nível da disputa, o oitavo colocado fez 3h21min31seg.

Percurso exigiu muita resistência dos participantes que pedalaram mais de 100 quilômetros

Percurso exigiu muita resistência dos participantes que pedalaram mais de 100 quilômetros

Lembranças do Iron Biker 2016: do descanso no pé da igreja histórica até os cumprimentos aos vencedores

Lembranças do Iron Biker 2016: do descanso no pé da igreja histórica até os cumprimentos aos vencedores

No domingo Robson largou na frente e venceu de ponta a ponta os 64 quilômetros de prova. Com esse título, o carioca da cidade de Mendes tornou-se tetracampeão do Iron Biker Brasil. O suíço Lukas Kaufmann e o colombiano Luis Mejia Sanchez terminaram na segunda e terceira colocação respectivamente na elite masculina. Já no feminino, a norte-americana, Larissa Connors, que venceu o primeiro dia (com 3h56min12 seg) e finalizou sua participação neste domingo em segundo lugar, pelo critério de desempate, foi a grande campeã de 2016. A bicampeã, a colombiana Angelita Parra ficou na segunda colocação geral e a sul-africana Amy Beth Mc Dougall em terceiro.
No total foram 161 quilômetros para as categorias elites e103 quilômetros para demais categorias e para os amadores. Na chegada, o final de dois dias pedalando foi de muitas comemorações, confraternização, orgulho da medalha no peito, show de rock’n- roll e muitos chopes, até a hora da entrega dos melhores nos pódios das 24 categorias.

Texto e fotos: Cristiano Quintino

(*) Enviado especial viajou a convite da organização do Iron Biker Brasil 2016

resultados

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)