Esquecido no fundo do porta-luvas pela maioria dos donos de veículos, livreto traz informações fundamentais do fabricante para o melhor funcionamento de todos os sistemas e conjuntos da máquina; especialista cita os pneus como um dos itens mais negligenciados.

Se os pneus estiverem desgastados, não há EBD, ABS ou ESP que seja eficiente em situações de emergência, como em dias de chuva

Se os pneus estiverem desgastados, não há EBD, ABS ou ESP que seja eficiente em situações de emergência, como em dias de chuva

Pode parecer óbvio, mas mesmo assim muita gente ainda despreza: deixar ler o manual do proprietário pode representar um perigo. Afinal, é naquele livreto, que normalmente fica jogado no fundo do porta-luvas, onde se encontram as principais e as melhores respostas sobre o veículo e seu funcionamento, conforme determinação dos fabricantes.
A checagem da data correta para a troca de óleo, como higienizar do ar condicionado e analisar os sistemas de arrefecimento e freios, quando devem ser feitos o alinhamento e balanceamento de pneus – tudo isso e muito mais estão lá. Mesmo assim, alguns donos de veículos ainda acham que abastecer o tanque e lavar a lata são suas únicas obrigações.
Eles se esquecem que um automóvel recebe peças específicas para entregar desempenho, economia e durabilidade quando é projetado. E se as instruções descritas nas páginas não forem seguidas, é prejuízo na certa para o carro e para o bolso.

Pressão ideal dos pneus e o momento certo de trocar o óleo: informações corretas estão no manual

Pressão ideal dos pneus e o momento certo de trocar o óleo: informações corretas estão no manual

“A grande maioria dos brasileiros não tem o costume de ler o manual do carro e por isso acaba deixando passar pequenos detalhes que prejudicam a manutenção e aumentam os riscos de quebras e acidentes”, alerta o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus), Dirceu Delamuta.
Com mais de 30 anos de atuação no setor automotivo, o dirigente cita como exemplo os pneus, como os itens mais negligenciados pelos proprietários. “O público tem a ideia de que apenas manter os pneus calibrados os mesmos já estão bem cuidados. Mas será que somente isso é necessário para garantir segurança e desempenho?”, indaga.
Segundo ele, o pneu é um (se não o) dos principais itens de rodagem de um carro. “Se o conjunto está desgastado, não há EBD, ABS ou ESP que seja eficiente em situações de emergência. Economia de combustível então, praticamente inexistente. Por isso, entender as siglas e números descritos no próprio pneu e nos textos do manual do veículo é fundamental para uma dirigibilidade segura”, ensina.
Nesta sopa de letrinhas automotiva, Delamuta  destaca o índice TWI, que mede o desgaste do pneu. Trata-se de um simples sinal no material que indica o momento certo para a troca do item, mas é ignorado por muitos motoristas que não entendem a função do indicador ou sequer sabem da sua existência.

Delamuta: falta de constume do brasileiro

Delamuta: falta de constume do brasileiro

Mas no manual do veículo, os cuidados com os pneus vão além do indicador TWI. O conteúdo explica os ângulos corretos de alinhamento e balanceamento, a pressão da calibragem, o modelo e medidas ideais para que o carro tenha um bom desempenho. “Há mesmo termos técnicos complicados para um leitor comum, todavia, os centros automotivos especializados em serviços treinam seus profissionais para seguirem o passo a passo da fabricante, e que podem ajudar em casos de dúvidas”, acrescenta.
O dirigente cita estudos para comprovar a importância da leitura do livreto. Eles apontam que 25% dos motoristas circulam com pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante e indicam que 0,2 bar (cerca de 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. “Se a pressão ficar 0,4 bar (ou quase 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e o consumo de combustível subir uns 2%”, assinala.

Fotos: Ímpares On-Line, Fiat Automóveis, Abrapneus/Divulgação

 

 

 

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