Para comemorar os 120 anos do primeiro caminhão do mundo, duas empresas alemãs organizaram naquele país um tour de veículos comerciais antigos, que percorreu 1.200 quilômetros

 

Entre as atrações do comboio está o furgão L319 da Mercedes-Benz, produzido entre os anos de1955 e1967

Entre as atrações do comboio está o furgão L319 da Mercedes-Benz, produzido entre os anos de1955 e1967

 

Esta é a décima quinta edição do tour, que teve início no museu Mercedes-Benz, em Stuttgart. A marca da estrela de três pontas participa com vários modelos, sendo que um Mercedes-Benz LP 333, de 1960, lidera o comboio formado por caminhões, ônibus e vans. Alguns dos veículos participantes do comboio estarão expostos no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA.

Pela 15ª vez, o Tour de veículos comerciais antigos percorre 1.200 quilômetros nas estradas alemãs. Para a largada do comboio – que tem duração de 10 dias e é liderado por um caminhão com a estrela de três pontas – empresas de transporte e agentes de trânsito se reuniram no Museu Mercedes-Benz, na cidade de Stuttgart.

 

Mercedes-Benz 1624 LS, Haubenwagen, Exterieur ; Além do tour, o caminhão tanque Mercedes-Benz 1624 LS, de 1969, estará no IAA

Além do tour, o caminhão tanque Mercedes-Benz 1624 LS, de 1969, estará no IAA

 

A Mercedes-Benz está representada por vários modelos de caminhões – com no mínimo 30 anos de idade – e comerciais leves. Dirigindo um Mercedes-Benz LP 333, Bastian Bernard lidera o comboio histórico com o seu modelo de 1960. Além dos veículos da estrela, os caminhões LP 333 e LAK 329 e a van furgão L 319, o Grupo Daimler está também representado pela marca Setra, de ônibus, com o modelo S9, fabricado no ano de 1959.

Esse Tour pela Alemanha teve início no dia 1º de setembro em Stuttgart, onde Gottlieb Daimler iniciou a história dos caminhões há 120 anos, em 1896. O comboio partiu do museu Mercedes-Benz no dia 2 de setembro tendo primeiro como destino a cidade de Speyer. Os veículos percorreram cerca de 1.200 quilômetros em trajetos com direção ao norte do País. A definição de cada etapa da viagem considerou as rotas de transporte logístico do País, e estão situadas nas principais áreas de comércio de grande valor histórico.

 

Um ônibus da marca Setra (1959), que pertencia ao Grupo Daimler, também foi destaque no comboio

Um ônibus da marca Setra (1959), do Grupo Daimler, também foi destaque no comboio

 

O evento terminou no dia 9 de setembro na cidade de Hamburgo. Além de veículos Mercedes-Benz e Setra, outras fabricantes da Associação da Indústria Automotiva Alemã (VDA) estão participando do Tour com alguns veículos.

Com o patrono do Presidente da Associação da Indústria Automotiva Alemã (VDA), Matthias Wissmann, essa iniciativa é realizada a cada dois anos pela editora ETM e a empresa de logística e transporte Fehrenkötter. O objetivo do comboio é reforçar a imagem da indústria de veículos comerciais, promovendo o intercâmbio com automóveis. Além disso, os organizadores desejam que os espectadores apreciem os veículos, ao longo da rota, e também conheçam um pouco da história dos veículos comerciais.

Dos ônibus, caminhões e vans que estão participando do comboio, alguns serão selecionados para serem expostos na maior feira de veículos comerciais do mundo, o Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), que acontece de 22 a 29 de setembro deste ano, em Hanover, Alemanha.

 

O comboio foi liderado por um caminhão bitrem LP 333, de 1960, da Mercedes-Benz

O comboio foi liderado por um caminhão bitrem LP 333, de 1960, da Mercedes-Benz

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)