Jogos Paraolímpicos Rio 2016 começam hoje com diversas competições de bike e participação de 198 atletas de 42 países, que vão se enfrentar em 33 eventos individuais e por equipe em provas de estrada, contra-relógio, revezamento e ciclismo de pista; Brasil nunca conseguiu uma medalha na modalidade.

Márcia Gonçalves - com sua piloto Mariana Ferreira - compete no ciclismo adaptado

Márcia Gonçalves – com sua piloto Mariana Ferreira – compete no ciclismo adaptado

Os melhores para-ciclistas do mundo terão vários encontros a partir de hoje nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. São 198 atletas de 42 países competindo em 33 eventos individuais e de equipe, provas de estrada, contra-relógio, revezamento e ciclismo de pista. As provas de pistas começaram hoje e vão até dia 11 e setembro, e as de estrada acontecem de 14 a 17 de setembro. O Brasil vai em busca de sua primeira medalha paraolímpica no ciclismo, e terá três atletas no Velódromo da Barra da Tijuca: Lauro Cesar Chaman (C5), Soelito Gohr (C5), e Márcia Gonçalves (Tandem) com sua pilota Mariana Ferrreira .
Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes), de ambos os sexos, competem no ciclismo adaptado. Seguindo as regras da União Internacional de Ciclismo (UCI), a modalidade tem apenas algumas diferenças para adequar-se ao programa paralímpico. Entre os paralisados cerebrais, por exemplo, as bicicletas podem ser convencionais ou triciclos, de acordo com o grau de lesão do atleta. Já os cegos pedalam em uma bicicleta dupla (tandem), sendo guiados por outra pessoa, que fica no banco da frente. Enquanto isso, a handbike é movida pelos braços e destinada aos cadeirantes.

Lauro Chamon foi medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos em Toronto

Lauro Chamon foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos em Toronto

A classificação chamada de Funcional é assim dividida:
– H1 a H5 para atletas com as handbike, impulsionadas pelos braços.
– T1 e T2 ciclistas com paralisia celebral que competem com triciclos.
– C1 a C5 ciclistas competem com bicicletas convencionais, direcionadas para deficientes físicos e motora, além de amputados.
– Tandem classe destinada aos deficientes visuais, as bikes Tandem são de dois lugares e o ciclista da frente, o piloto, enxerga normalmente.
Fotos: Rio 2016/Divulgação

Texto e fotos: Cristiano Quintino

Texto: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:

O que: Ciclismo nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016
Quando: 8 a 11/9 (provas de pista), 14 a 17/9 (provas de estrada)
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Na telinha: SporTV 2 está transmitindo algumas competições dos Jogos Paraolímpicos 2016

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)