Sob forte calor, Fernando Dalabona, entre os carros,  e Fernando Guerra, entre as motos, foram os grandes vencedores da segunda etapa do GP Gerais disputado neste final de semana (8 e 9 de outubro) no autódromo de Curvelo (MG); na categoria de Marcas e Pilotos houve polêmica entre a FMA e o piloto da casa.

Os carros proporcionaram bons "pegas" no Circuito dos Cristais, em Curvelo

Os carros proporcionaram bons “pegas” no Circuito dos Cristais, em Curvelo

Foram muitos os ingredientes da segunda etapa do GP Gerais de Marcas e Pilotos, encerrado neste domingo (9/10) no Circuito dos Cristais: sol a pino, bom público e um novo vencedor só para citar alguns. O brasiliense Fernando Dalabona  foi campeão da corrida de abertura, mas um dos favoritos ao título, Gustavo Mascarenhas, ficou na bronca com o pessoal da  Federação Mineira de Automobilismo. Segundo ele, a entidade o prejudicou da “pior forma possível”.
A reclamação do piloto – que é empresário em Curvelo – foi  para as Redes Sociais. “Me fizeram um sinal para deixar os boxes para alinhar para o grid. Liguei o carro e me dirigi até o portão. Não havia nenhuma bandeira ou cone sinalizando que a pista ainda não havia sido liberado. Muito errado um piloto precisar interpretar uma mímica de um comissário”, desabafou em sua página no Facebook.
Ele conta ainda que foi penalizado duas vezes:  teve que largar dos boxes e depois foi acusado de excesso de velocidade nos boxes. “Ao final da corrida cheguei em quarto lugar, e após esclarecer tudo tive que ouvir um pedido de desculpas dos comissários. É assim – eles erram, falham nos procedimentos e me prejudicam e tudo que escuto são desculpas. Sou amigo e me dou bem com todos da FMA,  mas hoje foi f…”, comentou.
Com esta colocação, Mascarenhas manteve a liderança na categoria Super, a principal. E pode ser campeão nas duas últimas provas do ano, dias 5 e 6 de novembro.
Com a penalização do piloto da casa, a briga passou a ser entre Wilton Pena, Wanderson Freitas e o brasiliense Fernando Dalabona. O primeiro acabou tendo problemas mecânicos, enquanto Dalabona superava Wanderson e tomava a ponta. Paulo Santiago voltou a ser o melhor na  Novatos e Yuri Thomé, que não correu no sábado, venceu na Light.

As duas baterias de motos foram disputadas no domingo

As duas baterias de motos foram disputadas no domingo

Entre as motos, o capixaba Fernando Guerra voltou a sobrar na Superbike Pro. Com sua Kawasaki, ele registrou 2min00s421 a caminho da segunda vitória, que o deixa mais próximo do título. Fabrício de Castro foi o segundo na classificação geral e o melhor na Stock, à frente de outro capixaba, Rodrigo Dazzi. E o valadarense Jirios Abood, o “Bananeiro”, foi mais um a repetir o triunfo, na Master.
Na Supersport, o mineiro Toninho Franzen não foi ameaçado da largada à bandeirada. Sérgio Laurentys venceu na Master (segundo no geral) e Alex Pires foi o terceiro na classificação geral. A Light começou com domínio de Bruno Rodrigues, mas uma queda cinematográfica na Curva do Anzol abriu o caminho para a festa de Éder Farofa, com sua Kawasaki.

Fotos: Grupo Caju / Y. Sports/Divulgação

De olho nos resultados

Motos (domingo)
Light :
1) Éder Farofa (MG)
2) Gleisson Morais (MG)
3) Túlio Resende (MG)

Supersport :
Pro
1) Toninho Franzen (MG)
2) Alex Pires (RJ)

Stock
1) Maurício Prota (ES)
2)  Régis Santos (PE)
3) Igor Altoé (MG)

Master
1) Sérgio Laurentys (SP)
2) Alysson Rezende (BH)

Superbikes:
Pro
1) Fernando Guerra (ES)
2) Thiago Fonseca (PE)
3) Magno César (BA)

Stock
1) Fabrício de Castro (MG)
2) Rodrigo Dazzi (ES)

Master
1) Jirios Abooud (MG)
2) Marcelo Strunk (MG)
3) Michael Abboud (MG)

Marcas e Pilotos (domingo)
Super:
1) Fernando Dalabona (DF)
2) Wanderson Freitas (MG)
3) Thiago Tambasco (MG)
4) Gustavo Mascarenhas (MG)
5) Luís Filgueiras (MG)

Novatos:
1) Paulo Santiago (MG)
2) Leonardo Vinícius (MG)
3) Renato Rabelo (MG)

Light:
1) Yuri Thomé (MG)
2) Eduardo Doriguel (SP)
3) Alexandre Salum (SP)