Especialistas debatem, durante simpósio em Belo Horizonte neste dia 6 de outubro, a importância da indústria automotiva escolher cada vez mais materiais que possam ser reutilizados como chave para reduzir efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

A escolha de materiais que permitam reciclagem por parte das fábricas é a chave para reduzir efeitos prejudiciais ao meio ambiente

A escolha de materiais que permitam reciclagem por parte das fábricas é a chave para reduzir efeitos prejudiciais ao meio ambiente

“Antevendo o Futuro: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” é o tema do Simpósio da Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE Brasil) de Materiais que acontece nesta quinta (6/10), na Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), em Belo Horizonte.  O encontro recebe especialistas em desenvolvimento de produto que vão debater rotas para reduzir o consumo de recursos naturais, os custos de transformação e os impactos ao meio ambiente durante a produção de veículos no País.
A escolha de materiais que permitam reciclagem é a chave para reduzir efeitos prejudiciais ao meio ambiente, acredita o diretor do simpósio, Marley Lemos.  Para ele, a maneira mais eficiente para reduzir o problema do lixo é, primeiramente, não criar mais.
Na opinião do engenheiro, pensar em alternativas ecologicamente corretas hoje é uma obrigação para garantir um futuro saudável para o planeta. “A população mundial de 7 bilhões nos pressiona a repensar nossas práticas de consumo e produção, com recursos naturais finitos”, observa.

De olho nas palestras programação

9h20:  “Aços de Alta Resistência para o Setor Automotivo – Desenvolvimentos Recentes”, com João Francisco Pereira, Fernando Costa, Jose Osvaldo Tepedino, Carlos Augusto Carvalhido, Fagner Oliveira e Gleyder Bustamante, da Usiminas.

10h20: “Defeitos Estéticos e Compensação de Springback em Painéis Externos Estampados”, com Arlem Picinin Campos, gerente de Simulação da Aethra; e Ricardo Micheletti Viana, engenheiro sênior da Aethra.

11h35: “O Projeto MG Grafeno e as Oportunidades de Aplicações em Soluções e Produtos para a Cadeia de Negócios da Indústria da Mobilidade”, com Flávio Plentz Filho, professor da UFMG .

12h20: “Estampagem em Painéis de Fechamento em Alumínio”, com Anthony Hambley, engenheiro de Desenvolvimento da Novelis.

13h45: “S-in Motion – Soluções em Aço Aplicadas à Indústria Automotiva”, com Marcelo Federici, especialista em Desenvolvimento da ArcelorMittal.

14h25: “Desenvolvimento de Produtos e Soluções de Aplicações de Aço CSN para Atendimento às Atuais Demandas do Segmento Automotivo”, com Fábio Moreira da Silva Dias, engenheiro da CSN.

15h05: Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Hattori, especialista sênior de Desenvolvimento de Produto da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

16h15: Palestra “Terras Raras – Pesquisa e Produção de Imãs Permanentes”, com Marco Antônio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Foto: Renault/Divulgação

SERVIÇO:

O que: 7º Simpósio SAE BRASIL de Materiais
Quando:  6 de outubro, das 9h às 17h.
Onde:  Codemig, BH