Geração inédita do Vitara chega ao Brasil e estreia motor 1.4 turbo e vários equipamentos úteis e tecnológicos, todos com nomes em inglês:  Hill Hold, Hill Descent, Star-Stop, All-Grip, só para citar alguns; Suzuki destaca o consumo de combustível como um dos principais atributos.

Vitara possui linhas do capô que invadem a lateral, e linha de cintura ascendente que vai ao encontro do para-lamas mais encorpado

Vitara possui linhas do capô que invadem a lateral, e linha de cintura ascendente que vai ao encontro do para-lamas mais encorpado

A nova geração do Suzuki Vitara estreia no Brasil neste mês de outubro, com opção de motor 1.4 turbo e 1.6 aspirado, ambos a gasolina, e algumas novidades estéticas e de conteúdo. São seis versões que variam conforme câmbio, motor e acabamento.
O modelo turbo é o Vitara 4Sport, equipado com o novo propulsor 1.4 que desenvolve 146 cv e 23,5 kgfm de torque e possui injeção direta de combustível e o turbocompressor, além de transmissão automática de seis velocidades com paddle shiffters, as famosas “borboletas” fixas ao volante para a troca de marchas.

Porta-malas versátil permite diversas combinações alternando tampas e laterais, que são removíveis

Porta-malas versátil permite diversas combinações alternando tampas e laterais, que são removíveis

As versões a gasolina são o Vitara 4You – câmbio é automático de seis velocidades e paddle shiffters – e o Vitara 4All manual, ambos equipados com motor em alumínio 1.6, 126cv.
Todos os veículos têm suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torsão, e o sistema de freios é completo, com ABS com EBD, BAS (Brake Assist) e BOS (Brake Override System).
Externamente, o novo Vitara possui linhas do capô que invadem a lateral, e linha de cintura ascendente que vai ao encontro do para-lamas (agora mais encorpado).  O SUV tem faróis com contorno em vermelho, faróis de neblina e DRL, extratores de ar cromados, rack de teto na cor prata, maçanetas na cor do veículo, retrovisores com acabamento acetinado e pisca incorporado e rodas  de 17 polegadas.
A nova geração possui um interior de contornos musculosos e diversos detalhes receberam acabamento vermelho acetinado, como as molduras dos painéis. Os bancos trazem costuras vermelhas e os pedais são em alumínio
Outros itens internos do modelo são ar-condicionado digital e automático, sete airbags, computador de bordo de 12 funções,  volante revestido em couro, piloto automático, limitador de velocidade, além do sistema de chave presencial Keyless Push Start e o botão de partida, evidentemente.
Como se trata de um modelo que pode rodar no fora de estrada, é preciso um porta-malas versátil. Ele permite diversas combinações alternando tampas e laterais, que são removíveis, para aumentar a capacidade e abrigar objetos de tamanhos variados.
Em termos de tecnologias (quem não gosta?), destaque para o Auto Start-Stop, que desliga o motor para economizar combustível durante paradas acima de três segundos; a função Hill Hold, que evita que o veículo ande para trás em partidas em rampa; Hill Descent (HDS), que permite uma descida suave e controlada em declives acentuados com pisos escorregadios; direção elétrica.

Tela multimídia de 10 polegadas e motor turbo com injeção direta: tecnologias necessárias na nova geração do modelo da Suzuki

Nos modelos com tração 4×4,  existe o recurso All Grip, que disponibiliza quatro modos de condução apropriados para tipos diferentes de piso: Auto, Sport, Snow/Mud (neve e lama) e Lock (reduzida).
A seleção escolhida age de acordo com parâmetros das condições da pista e modo de dirigir do motorista. Então, o jipe modula o esforço do volante e a distribuição de torque entre as rodas, podendo até frear uma delas de forma individual para garantir aderência e tração. A tecnologia atua também em conjunto com sistemas de controle de tração (TCS) e estabilidade (ESP).
Não poderia faltar também uma central multimídia com tela de 10 polegadas, compatível com aplicativos e conexões com smartphones – apenas os com sistema Android -, através de “espelhamento”, além de entradas USB e um som de cinco saídas RCA, potência de 22 W (RMS) e que permite conectar acessórios como DVR, câmera frontal e até uma TV Digital.

Preços e versões

Vitara 4All MT: R$ 83.990,00
Vitara 4All AT: R$ 89.990,00
Vitara 4You: R$ 94.990,00
Vitara 4You All Grip: R$ 99.990,00
Vitara 4Sport: R$ 107.990,00
Vitara 4Sport All Grip: R$ 112.990,00

Consumo e cores

Vitara 4Sport: 12,00 km/l na cidade e 13,70 km/l na estrada
Vitara 4Sport All Grip: 11,50 km/l cidade, 12,90 km/l estrada
Vitara 4All MT: 12,20 km/l na cidade e 13,00 km/l na estrada
Vitara 4All AT: 11,60 km/l na cidade e 13,20 km/l na estrada
Vitara 4You: 11,60 km/l na cidade e 13,20 km/l na estrada
Vitara 4You All Grip: 11,50 km/l na cidade e 12,90 km/l na estrada

Tonalidades disponíveis:  Azul Atlantis, Laranja Horizon, Vermelho Bright, Beje Savana, Branco Cool, Prata Silk, Cinza Galatic e Preto Cosmic. Para o teto, as opções são Prata, Branco, Vermelho, Grafite Fosco e Preto.
Fotos: Suzuki/Divulgação

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