Depois do Up!, chegou a  vez do Golf ser equipado com motor 1.0 turbo, que desenvolve 125 cv de potência e é capaz de levar o modelo à velocidade de quase 200 km/h; carro chega ao mercado nacional em novembro e vai custar cerca de R$ 75 mil – quem se habilita?

 Golf TSI tem motor com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), e chega à velocidade máxima de 194 km/h (com etanol)

Golf TSI tem motor com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), e chega à velocidade máxima de 194 km/h (com etanol)

Faltam poucos dias para chegar às concessionárias Volkwagen de todo o País o Golf TSI, uma das estrelas da família de carros turbinados da marca que ainda possui o Tiguan, o Gof Variant e Up!. No caso do hatch, o importante é que sob o capô está um motor 1.0, que desenvolve 125 cv de potência e deixa muitos outros carrões no chinelo.  Com câmbio de seis marchas, o modelo custa R$ 74.990,00.
O Golf TSi tem a missão de contribuir para a manutenção da reputação do carro no mercado. Com 40 aninhos nas costas, o Golf já passou por várias gerações, é vendido em 120 países e, só aqui – onde chegou em 1994 – já vendeu mais de 400 mil unidades.
O principal destaque é mesmo o motor TSI Total Flex (bicombustível), que tem  torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), e permite que o Golf TSI acelere de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. A autonomia do modelo é a seguinte: com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.  Os números seguem a Portaria Inmetro nº 10/2012 referente à eficiência energética, que agora está presente também nos automóveis.

O sistema de freios está entre os mais completos, de ABS a ESC: carro que anda muito tem que parar muito bem

O sistema de freios está entre os mais completos, de ABS a ESC: carro que anda muito tem que parar muito bem

Para carros que correm, é preciso ter freios que param – e bem. No TSI, são freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD, além de controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).  O bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo.
O modelo possui ainda Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento deste sistema se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. Completam o quesito segurança o sistema Isofix de fixação da cadeirinha infantil e sete airbags.

Interior segue o mesmo padrão de acabamento da linha Golf, com bom nível de conteúdo de série

Interior segue o mesmo padrão de acabamento da linha Golf, com bom nível de conteúdo de série

Entre os componentes relativos ao conforto e conveniência estão direção elétrica, ar-condicionado, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”), sistema de infotainment “Composition Media” que permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central de 6,5 polegadas.

Fotos: Pedro Dantas/Divulgação e Luís Otávio Pires
Texto: Luís Otávio Pires

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Luís Otávio Pires e Marcos Celestino, na Pista de Testes da Pirelli

Luís Otávio Pires e Marcos Celestino, na Pista de Testes da Pirelli

Ouça o bate-papo entre os jornalistas Luís Otávio Pires, editor do Acelera Aí, e Marcos Celestino, além de Thiago Azaline, especialista da Volkswagen, durante o teste dinâmico que mostram dos atributos do Golf TSI na pista  da Pirelli, em Sumaré (SP):

 

 

 

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