Manter o contato dos pneus com o solo, controlar os movimentos das molas e proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo. Essas são as funções básicas do amortecedor. Por isso, fique ligado na manutenção

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Para que serve? Controlar o movimento da suspensão, diminuir a distância de frenagem, reduzir o desgaste dos pneus, diminuir o desgaste dos componentes da suspensão, conservar os pneus em permanente contato com o solo, controlar o movimento das molas, sustentar o alinhamento das rodas, proporcionar ao motorista domínio da movimentação do veículo (rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração) e redução da fadiga do motorista.

 

Como funciona? O amortecedor é instalado entre o chassi do carro e a roda. Quando a roda se movimenta verticalmente devido a irregularidades da superfície, a haste do amortecedor também se movimenta no mesmo sentido. Este movimento faz com que o óleo contido no amortecedor passe pelos tubos de pressão e reservatório, atravessando as válvulas do pistão e de base. A resistência do óleo ao passar pelas válvulas cria internamente uma pressão momentânea, que é responsável por controlar os movimentos do veículo.

 

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Quando trocar? Esse papo de troca aos 40 mil quilômetros é pura enganação, pois um amortecedor pode durar menos de 10 mil ou ultrapassar tranquilamente os 100 mil quilômetros, dependendo da utilização (peso que se carrega no carro, tipo de piso que o veículo roda etc.). Ele somente deve ser substituído depois de apurado e criterioso exame visual, no qual se verifique o estado das buchas, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos.

 

Inspeções O dono do carro deve fazer uma inspeção a cada 10 mil quilômetros ou quando houver alguma irregularidade. Há alguns equipamentos, chamados de bancos de teste em suspensão (aqueles usados em inspeções veiculares), que fazem uma leitura computadorizada da oscilação da suspensão do veículo e um diagnóstico correto do estado do amortecedor.

 

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Sinais de desgaste Marcas nos pneus podem indicar desgastes nos amortecedores. De acordo com o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, marcas não contínuas na região central dos pneus podem significar problemas nos amortecedores. “Esses desgastes localizados, e em formato de ‘concha’, podem indicar que os amortecedores estão com algum tipo de problema ou até mesmo montados de forma errada”. O especialista explica ainda que esses sinais ocorrem quando a suspensão funciona de forma inadequada e os pneus passam a dar pequenos pulos, não ficando em contato permanente com o solo. “Esses sinais são mínimos e quase imperceptíveis ao motorista. Por esse motivo, é essencial que se faça a revisão periódica de todas as peças”, alerta. Além das marcas nos pneus, amortecedores desgastados podem causar ruídos na suspensão, derrapagens, aumento da distância de frenagem, inclinação excessiva nas curvas e aquaplanagem.

 

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Fonte: Monroe

 

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