Marca da BMW apresenta  no nova geração do Countryman equipada com tração 4×4, distância entre eixos maior do que a versão anterior, quatro opções de motores e um sistema de controle eletrônico dos amortecedores com três modos de condução; modelo deve ser lançado no Brasil em 2017.

A denominação deste Mini origina-se do Austin Seven Countryman, produzido pela então Rover inglesa nos anos 1960

A denominação deste Mini origina-se do Austin Seven Countryman, produzido pela então Rover inglesa nos anos 1960

Imagine um Mini, compacto da marca BMW alemã, com tração 4×4, distância entre eixos aumentada – portanto mais espaço interno -, quatro opções de motores e ainda um sistema de controle eletrônico dos amortecedores com três modos de condução. Trata-se da nova geração do  Countryman que chega ao Brasil no próximo ano, alguns meses depois de estrear nos Estados Unidos e nos principais países da Europa.
Segundo a Mini, a denominação do modelo origina-se do Austin Seven Countryman, produzido pela então Rover inglesa nos anos 1960 –  dona da marca Mini na época – que tinha um design cult e painéis feitos de madeira. Em 2010,  já nas mãos da BMW, o Austin foi homenageado com o lançamento da versão de mesmo nome, só que um Mini.

Porta-malas de 450 litros pode ser ampliado para até 1.309 litros

Porta-malas de 450 litros pode ser ampliado para até 1.309 litros

Com porta-malas de 450 litros, mas que pode ser ampliado para até 1.309 litros, o Countryman tem racks para bagagem no teto e grade do radiador hexagonal que guardam grandes faróis de LED com anel de iluminação diurna periférica. As barras do teto são de alumínio acetinado e combinam com a parte superior das soleiras prateadas.
Com posição de dirigir elevada, o modelo em suas versões mais equipadas  será disponibilizado com a regulagem elétrica do assento do motorista e do acompanhante, incluindo função de memória no do condutor. Na parte traseira do habitáculo, há três assentos individuais. Nas portas dianteiras e traseiras é possível acomodar garrafas de até 1 litro, e o console central possui uma bandeja porta-objetos integrado e dois suportes para copos na frente da alavanca de câmbio.
São quatro opções de motores para o Mini Countryman: um três cilindros, a gasolina, e 1.499 cc, com potência de 136 cavalos e torque de 220 Nm; e um de quatro cilindros, também a gasolina, e 1.998 cc, com potência 192 cv e torque de 280 Nm.; além de uma versão híbrida equipado com motor a gasolina de três cilindros e 1.499 cc, com potência de 136 cv, acoplado a um motor elétrico, com 88 cv, totalizando 224 cv e 385 Nm de torque.

São quatro opções de motores, todas com sistema turbo, incluindo uma elétrica

São quatro opções de motores, todas com sistema turbo, incluindo uma elétrica

A versão S, que possui o sistema ALL4 (tração 4×4) é equipada com câmbio Steptronic de oito marchas, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Já a versão “normal” tem transmissão automática Steptronic, de seis velocidades.
O sistema de tração nas quatro rodas ALL4 é composto por uma unidade de tomada de força integrada ao diferencial dianteiro, uma árvore de transmissão direcionada ao eixo traseiro e uma embreagem Hang-On, capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras.
Interessante demais neste carro é o controle de amortecimento eletrônico, que está em algumas versões. Ele pode ser acionado por meio do Driving Modes, um botão giratório posicionado próximo da alavanca de câmbio, que permite selecionar três modos de condução – Mid, Sport e Green- que alteram na característica de condução, a rigidez do pedal do acelerador e da suspensão e o som característico do motor, além da maneira como são feitas as trocas de marcha do câmbio Steptronic.
Outro destaque tecnológico é o rádio Visual Boost, que vem com tela colorida de 6,5 polegadas. O modelo pode vir com o pacote Wired, que inclui sistema de navegação controlado por toque no console central, sistema de alto-falantes de alta fidelidade Harman Kardon, e tela colorida de 8,8 polegadas, sensível ao toque.

O modelo pode vir com o pacote, que inclui sistema de navegação controlado por toque no console central

O modelo pode vir com o pacote, que inclui sistema de navegação controlado por toque no console central

Neste sistema de navegação é possível utilizar outra função desenvolvida exclusivamente para o Countryman: um temporizador que registra a qualidade do piso nas ruas e estradas, assim como a inclinação de pistas íngremes, sem pavimento ou cobertas de neve; o tipo e extensão dos desafios são gravados e exibidos em gráficos na tela do instrumento central, ao mesmo tempo em que o veículo adentra em um piso irregular.
Fotos: Mini/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)