Temporada do automobilismo em Minas encerra-se neste final de semana com o Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos, que reúne 40 carros de vários estados no Circuito dos Cristais, em Curvelo; organização irá fazer homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido na Colômbia.

Equipes de vários estados do País disputam o Festival de Marcas e Pilotos, com expectativa de 40 carros na pista

Equipes de vários estados disputam o Festival de Marcas e Pilotos, com expectativa de 40 carros na pista

O Circuito dos Cristais, em Curvelo,  vai, aos poucos, ganhando terreno no automobilismo nacional. Depois de sediar uma etapa da Stock Car, do Brasileiro de Marcas e de Turismo, chegou a vez na pista mineira ser palco da oitava edição do Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos neste final de semana.
A grande atração é entrada gratuita, portanto há uma grande expectativa de público. Outro ponto de destaque é que os competidores farão uma homenagem às vítimas do acidente aéreo que envolveu a equipe da Chapecoense na Colômbia. Eles vão usar adesivo com a hashtag #FORÇACHAPE. Haverá ainda um minuto de silêncio antes da largada final.
Participam da prova 40 carros (todos equipados com motor 1.6 litro), que vêm, entre outros, do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e, claro, Minas Gerais. Os pilotos são os mesmos que disputam as competições de turismo (carros de rua adaptados para corrida) em seus estados, e normalmente se juntam para uma grande festa que marca o final da temporada.
Embora seja um momento festivo, ninguém quer perder. Atual campeão do GP Gerais de Marcas e Pilotos na categoria principal, Gustavo Mascarenhas acredita que pode vencer. “Na última edição, a vitória me escapou nos momentos finais da corrida, quando houve uma quebra de motor, enquanto eu estava na liderança. Para este ano, fiquei entre os três primeiros nos treinos de hoje (2/12)”, lembra o piloto de Curvelo, que fará dupla com seu preparador de motores, Fabiano Cardoso,  na prova deste final de semana.
Com regulamento um pouco diferente do torneio mineiro, a disputa pelo título deve ser acirrada entre Gustavo Mascarenhas,  Gabriel Correia, de Goiânia, e Wilton Pena e Anderson Freitas, ambos de Belo Horizonte.
Hoje (3/12) pela manhã, os carros tomarão a pista para mais uma sessão livre e, em seguida, serão submetidos à tomada de tempos. Na parte da tarde será disputada, então, a primeira corrida com 25 minutos de duração. No domingo, os competidores voltam ao traçado para um rápido aquecimento e, em seguida, mais duas provas de 25 minutos cada. O campeão do Festival será o piloto que somar o maior número de pontos considerando-se o critério de descarte do pior dos três resultados.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) ofereceu um auxílio financeiro para os pilotos de fora de Minas Gerais, a fim de auxiliar as equipes com suas despesas logísticas de transporte e acomodação: R$ 600,00 para as equipes de estados mais próximos a Minas (Goiânia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo)  e R$900,00 dos locais mais afastados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Maranhão).
Fotos: FMA/Divulgação

forca_chapeSERVIÇO:

O que: Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos
Quando: 2 a 4 de dezembro
Onde: Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG)
Organizadores: realização da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), patrocínio da Curvel Fiat e Circuito dos Cristais, supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)
Informações: www.fma.com.br

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)