Sexta geração do Camaro  arranca suspiros por onde passa, em especial a versão conversível avaliada pelo Acelera Aí, numa experiência nos arredores de Belo Horizonte; ‘Muscle Car’ da Chevrolet vem com um motor de 6.2 litros de quase 500 cv de potência, câmbio Acitve Select e muita tecnologia.

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Silhueta empolgante faz do Camaro um dos esportivos mais cobiçados no mundo do automóvel

Ele já foi astro de Hollywood e tema de música super popular no Brasil. E, embora não seja uma novidade para os brasileiros, continua arrancando suspiros por onde passa, ainda mais agora, em sua sexta geração.
Assim é o Camaro,  cuja linha 2017 está sendo importada dos Estados Unidos pela General Motors desde o primeiro trimestre deste ano. São três versões disponíveis: a Fifty (edição comemorativa), uma coupé e uma conversível. Esta última, que permite ao motorista acelerar forte com o vento no rosto, passou por Belo Horizonte para uma curtíssima temporada, mas possibilitou uma prazerosa experiência do Acelera Aí.

A versão conversível é uma das três versões importadas este ano pela General Motors

A versão conversível é uma das três versões importadas este ano pela General Motors

Foram poucos quilômetros e algumas horas de contato com o esportivo amarelo de capota preta, mas suficientes para sentir toda sua força, ficando, claro, um gostinho de quero mais. Exceto para aqueles brasileiros que tiverem R$ 338,00 no bolso para poder guia-lo quando bem entender.
O Camaro, assim como o irmão Corvette (também da Chevrolet), além do Ford Mustang, o Shelby Cobra e o Dodge Viper são conhecidos pelo estilo “Muscle Car”, ou seja, esportivos normalmente com motor V6 ou V8, de aparência robusta, rodas enormes e, claro, fabricantes de adrenalina na veia de seus condutores.

Detalhes que misturam requinte e tecnologia, como sistema de partida remota da ignição

Detalhes que misturam requinte e tecnologia, como sistema de partida remota da ignição

A nova versão, protagonista da avaliação de cerca de 50 quilômetros feita nas cercanias de Belo Horizonte, vem com motor V8 de 6.2 litros de injeção direta, que desenvolve 461 cv e 62,9 kgfm de torque, números suficientes para gerar um frisson ao volante.  Pena que todo poder do “veoitão” não pode ser degustado em uma rodovia, cujo limite máximo é 110 km/h, mas o que importa mesmo é ter um Camaro nas mãos.

A capota pode ser aberta/fechada em poucos segundos através de botão interno ou na chave

A capota pode ser aberta/fechada em poucos segundos através de botão interno ou na chave

Favorece ainda mais a pilotagem esportiva a transmissão de oito marchas com sistema Active Select. Democrático, este câmbio permite as trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante.
A nova geração do Camaro não mudou muito em relação à anterior em termos de aparência, mas as poucas  melhorias feitas a dedo o deixaram mais refinado. Como a inclusão de alguns recursos práticos. Vamos a alguns: painel que pode ser customizado, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone. Tem ainda a partida remota da ignição, ou seja, a chave fica no bolso ou no console e basta ao motorista apenas apertar um botão no painel para ouvir a fera rugir.
Apesar de tanta tecnologia, o Camaro não vem com o On Star, a menina dos olhos da GM este ano no Brasil, embora nos Estados Unidos o recurso seja disponível para os consumidores. Trata-se de um sistema de telemática que oferece diversos serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.

Interior do Camaro tem duas telas de oito polegadas que exibem diversas funções

Interior do Camaro tem duas telas de oito polegadas que exibem diversas funções

A Chevrolet enumera ainda como  novidade o intensificador de som do motor para a cabine. Ele torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. Nada mal para os amantes dos esportivos que querem mesmo é ver o circo pegar fogo.
Uma atração interna do esportivo é a tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores, que pode exibir informações adicionais de desempenho, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.  Outra tela, com a mesma dimensão, que fica na parte central do painel, mostra as funções  do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.
A capota do Camaro conversível é um capítulo à parte, com o acionamento retrátil e completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Rapidinho você pode estar com a cuca exposta ou não.

Texto e fotos são do editor Luís Otávio Pires, um dos privilegiados da experiência com o Chevrolet Camaro

 

 

 

 

 

 

 

 

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