A Mini, empresa do Grupo BMW, apresenta a segunda geração do John Cooper Works Countryman, que será lançada em abril na Europa e que deve chegar ao Brasil no fim deste ano ou início de 2018. Maior e mais versátil, o modelo chega com motor que gera 231cv, novo sistema de tração integral, kit aerodinâmico e muita conectividade.

 

P90244744_highRes_mini-john-cooper-wor

 

A segunda geração do MINI Countryman é a maior e mais versátil em toda a gama de produtos da marca britânica que pertence à BMW. Ela cresceu 17 centímetros no comprimento, 3 centímetros na largura e 7,5cm na distância entre eixos, o que garante mais espaço interno para os cinco ocupantes e uma ampliação do compartimento de bagagem, que agora tem capacidade para 450 litros (e para 1.390 litros com os bancos traseiros rebatidos).

 

P90244734_highRes_mini-john-cooper-wor

 

De origem BMW, o motor 2.0 biturbo de quatro cilindros tem injeção direta de combustível, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e sistema duplo VANOS de controle de abertura variável do comando de válvulas e gera 231cv de potência (13cv a mais que a versão anterior) e 35,7kgfm de torque. Ele faz parceria com o câmbio Steptronic, de oito velocidades. Com esse fôlego novo, o modelo acelera de 0 a 100km/h em 6,5 segundos (0,8 segundo mais rápido que o Mini Cooper S Countryman ALL4) e atinge a velocidade máxima de 234km/h.

 

P90244746_highRes_mini-john-cooper-wor

 

Como em outros Minis, o sistema de escapamento recebeu uma atenção especial. Ele não só amplia as características de desempenho, mas as suas saídas (com ponteiras duplas cromadas) também dão um visual mais esportivo à traseira do carro e uma ampla dimensão acústica. A redução da pressão dos gases no escapamento promove a entrega espontânea de potência, enquanto uma aba de escape controlável e a geometria especial do tubo de escape ajudam a gerar o som que é típico dos modelos da marca.

 

P90244735_highRes_mini-john-cooper-wor

 

Também contribui para alcançar bons números de performance, o trabalho de aerodinâmica feito na carroceria, com destaque para a grande tomada de ar dianteira. Dentro da filosofia do Go-Kart Feeling, característica da marca, a suspensão tem apelo esportivo, assim como as novas rodas de liga leve de 18 polegadas. Para parar todo esse ímpeto, o novo Mini John Cooper Works Countryman é equipado com freios Brembo, de competição.

 

P90244733_highRes_mini-john-cooper-wor

 

Outro item que merece destaque no novo Mini John Cooper Works Countryman é o sistema de tração integral ALL4, que promete ser eficiente não apenas em estradas de terra como também melhorar a estabilidade em condições climáticas adversas (chuva e neve) e a agilidade em curvas dinâmicas quando utilizado no asfalto. O sistema de controle eletrônico é conectado ao DSC (Dynamic Stability Control – Controle Eletrônico de Estabilidade), buscando assegurar uma melhor resposta na distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras.

 

P90244748_highRes_mini-john-cooper-wor

 

O sistema de controle da estabilidade também atua para garantir tração segura em arrancadas, agilidade em curvas e desaceleração segura. Suas funções incluem DTC (Dynamic Traction Control – Controle Dinâmico de Tração), Electronic Differential Lock Control (EDLC) – que atua como um bloqueio eletrônico para o diferencial do eixo dianteiro – e Controle de Desempenho para Tomadas em curvas de velocidade.

 

P90244745_highRes_mini-john-cooper-wor

 

Por meio do MINI Driving Modes, que é acionado por um botão giratório posicionado próximo à alavanca de câmbio, o motorista pode selecionar três modos de condução – MID, SPORT e GREEN -, que alteram as características de dirigibilidade, a rigidez do pedal do acelerador e da suspensão e o som característico do motor, além da maneira como são feitas as trocas de marcha do câmbio Steptronic.

 

P90244736_highRes_mini-john-cooper-wor

 

Por dentro, destaque para os cinco assentos móveis, os bancos com apoio de cabeça integrados, o volante esportivo John Cooper Works (com botões multifunções), a alavanca seletora, a tela central de 8,8 polegadas sensível ao toque, o sistema hi-fi Harman Kardon, o sistema de navegação, o Mini Find Mate e o Mini Connected App, um assistente pessoal digital, que oferece recursos abrangentes no carro e no aparelho celular, incluindo lembrete de compromissos, cálculo do tempo de deslocamento com base em informações sobre tráfego em tempo real.

 

P90244738_highRes_mini-john-cooper-wor

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)