Faz parte do jogo e todo mundo sabe: o recall dos proprietários de carro ou moto para a troca ou reparo do componente sem ônus é obrigatório – e tem toda hora.  As convocações mais recentes são da BMW e da Renault, que acabam de informar, através da mídia, a iminência de problemas com seus veículos.

Modelos da BMW da Série 3 fabricados entre 2000 e 2003 podem apresentar problemas no airbag

Modelos da BMW da Série 3 fabricados entre 2000 e 2003 podem apresentar problemas no airbag

Na BMW estão sendo chamados os donos dos modelos 320i, 323i, 325i, 325i Coupé, 330i, 330i Cabrio, 525i, 530i, 540i, 540i M Sport, M3, M5 e X5 3.0i e X5 4.4i, fabricados entre 2 de junho de 2000 e 31 de janeiro de 2003. A partir de 27 de março, eles devem comparecer a uma concessionária autorizada da marca para a verificação do airbag do motorista e, se necessário, substituição do componente (de graça, claro).
Segundo a empresa, estes  veículos podem apresentar falha no funcionamento do airbag do motorista, em decorrência de contato prolongado do gerador de gás do componente com umidade e/ou da própria fabricação do gerador de gás. “Ocorrendo a falha, em caso de acionamento do airbag do condutor em situação usual, um aumento na pressão interna do gerador de gás pode ocorrer, gerando rompimento da bolsa de ar e projeção de peças de metal através do airbag”, salienta a montadora. Neste caso, não se descarta a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos demais ocupantes do veículo e a terceiros.
A estimativa da empresa é que a substituição do airbag do condutor ocorra em menos de 2% dos veículos afetados e que não houve nenhum caso de defeito registrado no Brasil. O tempo do serviço é de 25 minutos.

Donos do Duster e Sandero devem atender o recall para verificação e/ou substituição dos parafusos do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor

Donos do Duster e Sandero devem atender o recall para verificação e/ou substituição dos parafusos do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor

Já o recall da Renault envolve os proprietários dos veículos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch, que devem buscar a rede de concessionárias para verificação e/ou substituição dos parafusos do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor, que fixam os elementos da suspensão dianteira. O serviço dura até uma hora.
“Foi detectada possibilidade de falha de aplicação do torque de aperto dos parafusos, que pode ocasionar uma deformação ou, nos casos mais severos, até a ruptura dos parafusos, podendo gerar uma perda das características originais de dirigibilidade”, explica o comunicado da montadora.
O recall da Renault envolve 24.814 unidades, sendo 13.559 Sandero, 5.111 Logan, 4.237 Duster e 1.907 Duster Oroch. Eles foram fabricados entre 3 de agosto e 29 de setembro de 2016.

Fotos: BMW e Renault/Divulgação

DE OLHO:
O que: Recall da BMW e Renault
Quando: a partir de março de 2017
Onde: nas concessionárias autorizadas (oficinas) da BMW e Renault
Outras informações:
Renault – Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-055-5615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall
BMW – Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800-019- 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, ou www.bmw.com.br/recall

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)