Andamos na nova VW Saveiro Cross cabine estendida, que tem espaço atrás dos bancos para a bagagem de um casal numa viagem de fim de semana. Destaque também para o eficiente motor 1.6 MSI, o novo painel, a conectividade e o pacote de segurança, que inclui controles de tração e estabilidade.

 

A caçamba tem capacidade volumétrica de 734 litros e de carga de 621 quilos e permite levar muita coisa

A caçamba tem capacidade volumétrica de 734 litros e de carga de 621 quilos e permite levar muita coisa

 

Visual – Uma das mudanças que marcam a nova linha da Saveiro é a adoção de uma frente diferente do Gol e Voyage. As alterações incluem o capô, que está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis; o conjunto ótico, todo o recorte do capô que margeia os faróis a grade, que ficou maior e mais alta, com o logotipo da Volkswagen alocado integralmente fora do capô; para-choque, com dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis; e a entrada de ar na parte inferior do para-choque, que cresceu e traz linhas mais geométricas.

 

Interior – Destaque para novo painel, volante multifuncional (semelhante ao do Golf) e quadro de instrumentos combinado, que ganhou iluminação com luzes de LEDs em branco. As novas saídas de ar, com um formato angulado, dão um toque de elegância ao conjunto do painel. O porta-celular no alto do painel é extremamente útil para fixar o aparelho e usar, por exemplo, o aplicativo Waze e escapar dos engarrafamentos.

 

A picape ficou 32mm mais alta, por conta da suspensão elevada e pneus maiores

A picape ficou 32mm mais alta, por conta da suspensão elevada e pneus maiores

 

Conectividade – A nova Saveiro está bem conectada, contando com um bom sistema de informação e entretenimento (semelhante ao que é adotado no Novo Passat). O sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam boa visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. Com ele, é possível responder por meio de comando de voz à mensagem que é enviada em formato SMS e parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Caçamba – A versão avaliada (com cabine estendida), é aquela que tem caçamba maior que a da cabine dupla e menor do que a simples. Mas a capacidade volumétrica (de 734 litros) e de carga (de 621 quilos) permite levar muita coisa e até ajudar numa pequena mudança. O protetor de caçamba evita arranhões e estragos na lataria e a capota marítima protege a carga dos olhares indesejados de ladrões oportunistas. Os ganchos existentes no fundo do assoalho e na parte de cima (do santantônio integrado) possibilitam uma boa amarração da carga. O vidro traseiro é resguardado por um protetor de cabine. Mas o estepe continua desprotegido e alvo dos amigos ao alheio, exigindo cuidado ao parar a picape.

 

O eficiente motor 1.6 16V MSI gera potências de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm

O eficiente motor 1.6 16V MSI gera potências de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm

 

Motor e câmbio – Um dos pontos positivos da versão Cross é o eficiente motor 1.6 16V MSI, que gera potências de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm. A diferença de rendimento entre os dois combustíveis é sensível, mas mesmo com o combustível derivado do petróleo, a picape tem bom desempenho tanto no trânsito urbano como na cidade, e com consumo bem razoável (na estrada, com caçamba vazia, ar ligado, gasolina no tanque e sem carcar demais o pé, o computador de bordo registrou médias de 14,6km/l). O câmbio casa bem com o motor, tem relações bem escalonadas (sem quedas de rotações) e engates macios e precisos.

 

Na terra – Embora não seja exatamente um fora-de-estrada, a Saveiro Cross mostrou boa desenvoltura em um trecho ruim de estrada de terra. A boa altura do solo (a picape ficou 32mm mais alta, por conta da suspensão elevada e pneus maiores) evitou que o fundo raspasse em pequenas valetas e os pneus Scorpion da Pirelli, de uso misto, ajudou em pequenos trechos de lama. Outro item interessante da picape da Volks é o freio ABS com função off-road, que permite um leve travamento das rodas para acumular terra e facilitar a frenagem. Mesmo com a altura elevada, a suspensão mostrou boa estabilidade. Mas o conforto, com a caçamba vazia, é um pouco sacrificado.

 

As rodas de liga de 15 polegadas têm desenho esportivo e os pneus Scorpions garantem bom desempenho na terra e na lama

As rodas de liga de 15 polegadas têm desenho esportivo e os pneus Scorpions garantem bom desempenho na terra e na lama

 

Pacote de segurança – Na lista, destaque para o controle eletrônico de estabilidade (ESC), aquele “anjo da guarda” que te protege quando você erra a mão numa curva e entra rápido demais. Ele te devolve o controle e a segurança, reduzindo o torque do motor e (caso necessário) freia uma das rodas. O controle de tração e o bloqueio eletrônico do diferencial formam uma dupla interessante e foram de grande ajuda quando arrancamos numa subida de lama, quando também contamos com o assistente de partida em subida. O pacote ainda engloba o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, assegurando um melhor controle do carro.

 

Destaque para novo painel, volante multifuncional (semelhante ao do Golf) e quadro de instrumentos combinado, que ganhou iluminação com luzes de LEDs em branco

Destaque para novo painel, volante multifuncional (semelhante ao do Golf) e a tela central de bom tamanho, que possibilita boa visualização do sistema de navegação

 

Ficha Técnica

 

DESEMPENHO

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5s (G) / 10s (E)

Velocidade máxima – 178Km/h (G) / 181 km/h (E)

MOTOR

Cilindrada – 1.598 cm³

Potência líquida máxima – 110cv (G) / 120cv (E) (a 5.750rpm)

Torque líquido máximo – 15,8kgfm (G) / 16,8Kgfm (E) (a 4.000rpm)

FREIOS

Dianteiros – Disco ventilado

Traseiro – Disco

DIMENSÕES  

Comprimento – 4.497mm

Distância entre eixos – 2.753mm

Largura (sem/com espelho retrovisor) – 1.728 / 1.893

Altura – 1.512 – 1553

PESOS

Em ordem de marcha – 1.119kg

Carga útil máxima – 621kg

COMPARTIMENTO DE CARGA

Compartimento de carga – 734 litros

DIREÇÃO

Assistência hidráulica

TRANSMISSÃO         

Câmbio – Manual de 5 velocidades

RODAS E PNEUS        

Rodas – 6Jx15

Pneus – 205/60 R15

RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL 

55 litros

 

Saveiro Cross 3

 

Fotos: Eduardo Aquino e V0lkswagen/Divulgação

 

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