Começam hoje, em São José dos Campos (SP), as provas da 23ª Competição Baja SAE Brasil. O evento reúne 1.836 estudantes de engenharia e professores (orientadores), de 81 instituições de ensino superior no Brasil, reunidos em 88 equipes. Minas será representada por 12 equipes de 12 instituições.

 

5592_2

 

Para competir, os universitários terão de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto. Como prêmio, as três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão.

 

5603_2

 

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

 

5603_0

 

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, passando para o endereço atual – São José dos Campos – em 2016.

 

Foto 4 - Baja UFMG

 

“Os programas estudantis como o Baja da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

 

5603_1

 

Minas será representada por: Universidade Federal de Minas Gerais (Equipe Baja UFMG), Universidade Federal de São João del Rei (Equipe Komiketo Baja – UFSJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Equipe Zebu Baja), Universidade Federal de Itajubá (Equipe Saci), Universidade Federal de Viçosa (Equipe UFV Baja Pererecas), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Equipe Cefast Baja SAE), Centro Universitário Newton Paiva (Equipe Camaleão), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Equipe Espinhaço), Universidade Federal de Juiz de Fora (Equipe Rampage Baja – UFJF), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Equipe PUC-Minas Baja Racing Team), Universidade Federal de Itajubá – Itabira (Equipe Mountain Baja) e Universidade Federal de Uberlândia (Equipe Cerrado de Baja SAE).

 

Foto 1 - Equipe Baja Saci

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)