Com visual diferenciado, lista ampla de equipamentos e baixo consumo, o Nissan Kicks tem bons argumentos para conquistar uma boa fatia do disputado bolo dos utilitários-esportivos compactos. Andamos na versão SL, mais completa, que vem com câmbio CVT, carente de opção de trocas manuais. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de câmeras que proporciona uma visão de 360 graus do carro.

O design do Kicks tem como destaque a grade “V-Motion”, uma característica da marca japonesa, também denominado de teto flutuante

03-traseira

Design que agrada

O Kicks tem linhas próprias e, pelos comentários que ouvimos, agradam de forma geral. Destaque para a grade “V-Motion” (característica da marca japonesa), para o que os designers chamam de “teto flutuante” (a cor laranja é opcional), a traseira bem inclinada, os faróis com máscara negra, as rodas de liga de 16 polegadas com detalhes em black piano, coberturas plásticas nos para-lamas, retrovisores na cor preta (com repetidores de seta integrados) e as lanternas traseiras cheias de estilo e salientes.

Três com aperto

Com distância entre-eixos de 2,61m, o crossover da Nissan proporciona um bom nível de conforto. Mas no banco traseiro, o ideal para ninguém ficar apertado é levar dois adultos e uma criança. O porta-malas tem capacidade razoável (de 432 litros), mas pode ser bem ampliada com o rebatimento dos bancos em 1/3 e 2/3. Falta rede para pequenos objetos

O acabamento interno do modelo da Nissan é em couro sintético; destaque ainda para a tela central do sistema de informação e entretenimento de sete polegadas

O acabamento interno é em couro sintético; destaque ainda para a tela central do sistema de informação e entretenimento de sete polegadas

Abas seguram o corpo

O nível de acabamento interno é bom. Na versão SL, os bancos e o volante são revestidos em couro sintético. Com abas, os bancos dianteiros prendem bem o corpo nas curvas mais fechadas. O volante multifuncional, com base achatada, deixa os principais comandos à mão. A tela central do sistema de informação e entretenimento é do tipo touchscreen e tem tamanho (sete polegadas) que proporciona boa visualização de todas as funções (navegação, telefone, rádio etc.).

Banco do motorista tem regulagem de altura e a coluna de direção pode ser ajustada em distância e altura. Destaque também para o quadro de instrumentos, que, fora o velocímetro, é analógico e pode ser configurável.

Com traseira bem inclinada e faróis com máscara negra, o modelo possui rodas de liga de 16 polegadas com detalhes em black piano

Com traseira bem inclinada e faróis com máscara negra, o modelo possui rodas de liga de 16 polegadas com detalhes em black piano

Câmeras vigilantes

Um dos diferenciais do Kicks é o sistema de quatro câmeras (na frente, traseira e embaixo dos dois espelhos), que proporciona uma vista aérea de 360 graus do veículo e emite um sinal sonoro quando detecta um objeto em movimento, como um pedestre, por exemplo.

Destacam-se também a chave inteligente (basta estar próxima para abrir a porta e dar a partida no motor, por meio de botão no console) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa, que “segura” o carro no freio automaticamente por cerca de 5 segundos em subidas sem a necessidade de intervenção do motorista.

Abecedário da segurança

O conjunto dos sistemas eletrônicos Controle Dinâmico de Chassi, Controle Dinâmico em Curvas, Estabilizador Ativo de Carroceria e Controle Dinâmico de Freio Motor atuam na suspensão, freios e também na estabilidade, trazendo muito equilíbrio ao Kicks em curvas e desvios em retas. Também merece destaque os airbags laterais e de cortina, sistema ISOFIX para fixar cadeiras infantis no banco traseiro e os apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os cinco ocupantes.

Kicks herda o eficiente conjunto do Versa: motor 1.6 16V, que gera 114 cv de potência com gasolina ou etanol

Kicks herda o eficiente conjunto do Versa: motor 1.6 16V, que gera 114 cv de potência com gasolina ou etanol

Motor e câmbio herdados

O Kicks herda o eficiente conjunto do Versa, ou seja, um motor 1.6 16V, que gera 114 cv de potência e 15,5kgfm de torque com gasolina ou etanol; aliado ao câmbio automático do tipo CVT. Ele equilibra um desempenho razoável com um nível de consumo – com gasolina no tanque, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 10,7km/l na cidade e de 14km/l na estrada.

Em contrapartida,  falta a possibilidade de trocas manuais junto ao volante e a tecla de troca esportiva fica muito escondida (no pomo da alavanca de marchas).

Fotos: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires
Texto: Eduardo Aquino

Ficha Kicks

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)