Embora a tecnologia do carro híbrido – que mistura propulsão a gasolina e a eletricidade – ainda engatinhe no Brasil há esforços isolados de certos fabricantes. Como a Toyota, com seu Prius. Mas a partir deste ano, uma nova alternativa amplia o leque para quem quiser guiar o modelo. É que ele agora faz parte da frota de aluguel da mineira Localiza, a maior locadora de veículos da América do Sul.

Prius apresentou bom desempenho no trânsito rodoviário, com boas retomadas e aceleração, o que dá mais segurança nas ultrapassagens

Prius apresentou bom desempenho no trânsito rodoviário, com boas retomadas e aceleração, o que dá mais segurança nas ultrapassagens

Por enquanto, apenas as lojas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio têm o híbrido para locação, cuja diária é de cerca de R$ 180,00, com quilometragem livre.

A inédita iniciativa vai de encontro a uma demanda dos próprios clientes da locadora. “O mercado e a sociedade estão se movimentando em busca de opções cada vez mais sustentáveis. Atenta a esse movimento, saímos na frente, para oferecer ao cliente um carro com eficiência energética que reduz a emissão de poluentes”, observa Herbert Viana , não o cantor, mas o diretor de Marketing da empresa.

E para comprovar a nova oferta do mercado de locação, o Acelera Aí foi checar, in loco, como funciona o processo e conhecer um dos híbridos mais famosos do mundo.

Nem todas as lojas da Localiza possuem o Prius disponível. Na da Avenida Barão Homem de Melo, na Zona Oeste de Belo Horizonte – onde fomos buscar o nosso exemplar – havia dois deles no pátio. Todos são brancos, o que não é um demérito, afinal a cor está cada vez mais na moda.

Como se trata de um veículo um pouco diferente dos que os consumidores estão acostumados uma dica é solicitar que o atendente da loja dê uma explicação básica do funcionamento do Prius. E todos estão realmente bem treinados, como pudemos perceber.

Traseira talvez seja a parte mais questionada do Prius em termos de design

Traseira talvez seja a parte mais questionada do Prius em termos de design

O Prius combina fontes de energia, no caso gasolina com eletricidade, ou seja, um motor a combustão e outro elétrico. O modelo não possui sistema Plug-In, ou seja, o usuário não faz a recarga da bateria elétrica na tomada convencional. O equipamento ganha energia quando o motorista pisa no freio ou quando está usando o motor a gasolina, que entra em ação após os 50 km/h.

Portanto, o motor a gasolina é acionado nas velocidades maiores. Durante a curta avaliação feita em um dia, com um modelo cedido pela Localiza, pudemos sentir que o Prius é um carro bastante silencioso. Com motor elétrico então, o barulho é zero. Praticamente se ouve apenas os pneus tocando ao solo.

Percebe-se que o Prius tem bom desempenho no trânsito rodoviário, com boas retomadas e aceleração. Isso facilita – e dá mais segurança – nas ultrapassagens. O consumo é interessante: registramos, a uma velocidade entre 100 e 110 km/h, uma média de 16 km/litro.

Todos os modelos Prius disponíveis para locação são brancos, hoje a cor da moda no mercado nacional

Todos os modelos Prius disponíveis para locação são brancos, hoje a cor da moda no mercado nacional

Facilita bastante a dirigibilidade o display que reflete a velocidade no vidro dianteiro, bem à frente dos olhos do motorista, que não se distrai um só segundo enquanto dirige. Já a visibilidade traseira é um pouco prejudicada, porque o vidro de trás é dividido – é bem estranho. O que ameniza este defeitinho são as câmeras de ré, principalmente no momento das manobras de estacionamento.

O painel está disposto em camadas e tem todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de troca de marchas do tipo joystick. O volante tem boa pega – um pouco grande, aliás – , e vem com ajuste de altura.
E o quadro de instrumentos permite que se visualize o percentual do tempo em que o Prius operou exclusivamente no modo elétrico. É quando o carro registra baixíssima emissão de poluentes, e emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.

O painel é disposto em camadas com todos os comandos ao alcance da mão do condutor; motor híbrido prioriza a baixa emissão de poluentes

O painel é disposto em camadas com todos os comandos ao alcance da mão do condutor; motor híbrido prioriza a baixa emissão de poluentes

Os assentos dianteiros têm sistema de aquecimento, e os traseiros ficam num habitáculo bastante espaçoso, com capacidade para realmente três adultos. Se for levar cadeirinha infantil, tudo bem: há o Isofix.

O ar-condicionado é do tipo dual zone, ou seja, motorista e carona podem escolher a temperatura e a intensidade do jato que desejam. Bem interessante também o carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos com esta tecnologia), além do sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

O Prius tem ainda o Smart Entry System, um nome pomposo para um dispositivo que permite o destravamento das portas por proximidade da chave.

O som é da marca JBL, uma das mais renomadas do ramo. E o sistema multimídia engloba rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões bluetooth, USB e AUX, e ainda a navegação em uma tela de sete polegadas “touch”.

Para movimentar este ser de outro mundo existe o Hybrid Synergy Drive da Toyota que combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i, com 98 cv de potência, com outro elétrico de 72 cv. O câmbio é do tipo CVT.

Porta-malas amplo de 412 litros, com acesso amplo que permite o carregamento e descarregamento da bagagem com maior facilidade

Porta-malas amplo de 412 litros, com acesso amplo que permite o carregamento e descarregamento da bagagem com maior facilidade

Assim a potência combinada estimada é de 123 cv, que prioriza o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho. A Toyota informa que, em testes realizados no Japão, o modelo atingiu a marca de 11 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.

O híbrido da Toyota é equipado com diversos itens de segurança, como sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor); alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros; três apoios de cabeça com regulagem de altura para os passageiros do banco traseiro; cintos de segurança de três pontos e pré-tensionadores para todos os ocupantes.

Externamente, o Prius tem um design até certo ponto questionável. Há quem ache belo o estilo meio futurista, com extremidades retas, bem anos 80. Mas existem críticas quanto ao desenho, principalmente quando é visto de traseira.
Mas o que importa, para a Toyota, é que ela produz e vende, e agora a Localiza aluga, um carro diferenciado, sustentável, ecologicamente perfeito e que, quem sabe um dia, se torne figurinha carimbada nas ruas, avenidas e estradas de todos os países.

Fotos: Eduardo Aquino
Texto: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Ficha Tecnica Prius ok

 

 

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