É isso. O novo Argo é a grande aposta da Fiat para encarar os principais concorrentes do segmento dos hacths compactos, que são Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O novo modelo chega com três opções de motor (1.0, 1.3 ou 1.8) e três de câmbio (manual, automatizado ou automático). Combinadas com listas de equipamentos, elas oferecem seis versões, cujos preços vão de R$ 46.800 a R$ 70.600.

08-Details Argo

O Argo chega com três opções de motor e câmbio que, combinadas com listas de equipamentos, oferecem seis versões

O Argo chega com três opções de motor e câmbio que, combinadas com listas de equipamentos, oferecem seis versões

Design

Na frente, destacam-se o capô longo e volumoso, faróis de dois refletores que invadem a lateral, grade em forma de colmeia, tomadas de ar inferior também em colmeia unindo os faróis de neblina e faixa vermelha no spoiler (só na versão HGT).
De perfil, o Argo tem pouca personalidade e se confunde com outros concorrentes (como Gol). Na HGT, há coberturas plásticas nos para-lamas e saias laterais, além de rodas exclusivas de 16 polegadas. Com relação à traseira, muitos acharam parecida com a do HB20, outros dizem que foi inspirada na da Alfa Giulietta. De qualquer forma, o conjunto estilístico é equilibrado.

Traseira é equilibrada, mas muitos acharam parecida com a do HB20, outros dizem que foi inspirada na da Alfa Giulietta

Traseira é equilibrada, mas muitos acharam parecida com a do HB20, outros dizem que foi inspirada na da Alfa Giulietta

Interior

No habitáculo, destaque para a tela do sistema multimídia, que é do tipo “saliente” e tem 3,5 polegadas nas versões mais básicas e sete polegadas nas versões com motor 1.8, que também tem uma faixa central no painel na cor da carroceria.
Também chama a atenção as três saídas de ar centrais, lembrando as do Mercedes Classe A. O volante de três raios e base achatada tem boa pega e é multifuncional a partir da versão 1.3. Abaixo da tela, também se destacam os comandos do tipo “tecla de piano”. Os bancos acomodam bem o corpo, mas falta um pouco mais de apoio para as pernas no assento. Os comandos estão bem localizados.

Tela saliente do sistema multimídia; painel com detalhes em vermelho dão toque de esportividade: alguns detalhes importantes do Argo

Tela saliente do sistema multimídia; painel com detalhes em vermelho dão toque de esportividade: alguns detalhes importantes do Argo

Segurança

Desde a versão de entrada, a Drive, o Argo tem sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis e apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. A partir da Drive 1.3 vem com sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
A versão acima, a 1.3 GSR, acrescenta controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema Hill-Holder, que evita que o carro desça em arrancadas. A partir da versão Precision 1.8, o pacote soma airbags laterais.
A Fiat disse que o Argo usa em sua estrutura aços de alta resistência e que, em comparação com o Punto, o Argo teve um aumento de 7% na rigidez torcional e 8% na rigidez flexional, o que resulta em maior resistência, segurança e durabilidade.

Tecnologia

Em termos de tecnologia, os destaques do Argo são: sistema Start/Stop, que desliga o motor nas paradas e ajuda na redução do consumo; direção elétrica (que é bem calibrada), sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto (a partir da Drive 1.3) e segunda porta USB para passageiros do banco traseiro.
Motores e câmbios
O motor 1.0 Firefly está disponível somente na versão de entrada (Drive), que tem somente câmbio manual de cinco marchas. Já o 1.3, também Firefly, disponível também na Drive, pode estar associado ao mesmo câmbio manual ou a um automatizado (GSR). As versões Precision e HGT são equipadas com o mesmo motor 1.8 do Renegade e da Toro e pode ser acoplado ao mesmo câmbio manual, de cinco velocidades; ou a um automático, de seis marchas.

São três opções de motor: 1.0, 1.3 ou 1.8; porta-malas tem 300 litros de capacidade

São três opções de motor: 1.0, 1.3 ou 1.8 todos com tecnologia flex fuel; porta-malas com 300 litros de capacidade é compatível para um modelo hatchback

Versões, preços e principais equipamentos

Drive 1.0, R$ 46.800: Direção elétrica, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, sistema Start&Stop e Isofix.

Drive 1.3, R$ 53.900: Acrescenta monitoramento da pressão de pneus, central multimídia de sete polegadas, volante com comandos do rádio e telefone e segunda porta USB para o banco de trás.

Drive 1.3 SSR, R$ 58.900: Soma mais controles eletrônicos de tração e estabilidade, Hill-Holder, teclas para trocas manuais junto ao volante, ambient lights, controle automático de velocidade, comando elétrico para os vidros traseiros e retrovisores externos com função tilt down.

Precision 1.8 manual, R$ 61.800: Sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luzes LED de posição, rodas de liga de 15 polegadas e banco traseiro bi-partido.

Precision 1.8 automático, R$ 67.800: Acrescenta controle automático de velocidades, apoio de braço para o motorista, volante em couro e ambiente lights.

HGT 1.8 manual, R$ 64.600: Display multicolorido de sete polegadas, acabamento externo e interno diferenciado e rodas de liga de 16 polegadas.

HGT 1.8 automático, R$ 70.600: Teclas para trocas manuais junto ao volante, controle automático de velocidade e apoio de braço par o motorista.

HGT Opening Edition, R$ 75.200: Versão criada apenas para o lançamento e vem com carroceria na exclusiva cor azul Portofino, teto, retrovisores e defletor de ar traseiro pintados de preto, rodas escurecidas de 16 polegadas, protetor de soleira nas portas, tapetes de borracha e carpete e kit de alto-falantes de alta performance (60W).

Fotos: Estúdio Cerri/Divulgação
Texto: Eduardo Aquino, enviado especial a São Paulo

(*) O jornalista viajou a convite da FCA

Eduardo Aquino, editor do Acelera Aí, durante o lançamento do Fiat Argo em São Paulo

Eduardo Aquino, editor do Acelera Aí, durante o lançamento do Fiat Argo em São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

05 -Ficha Argo

 

 

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