É necessário aumentar a potência do seu carro, mesmo que ele já tenha muitos cavalos sob o capô? Por incrível que pareça para alguns malucos por alta performance a resposta é sim. De olho neste apetitoso mercado oficinas especializadas abrem suas portas e investem pesado em treinamento de seus mecânicos e em equipamentos sofisticados, alguns iguais das fábricas. Esta turma utiliza o carro mais como diversão do que como meio de transporte, e busca também ter maior segurança, ao fazer uma ultrapassagem na subida numa rodovia, por exemplo.

A oficina PHP tem a expectativa de realizar cerca de 30 serviços por mês

A oficina PHP tem a expectativa de realizar cerca de 30 serviços por mês

A receita para aumentar a potência é complexa, mas atraente para esses aficionados. Os carros passam por um processo de remapeamento de injeção eletrônica, para otimizar os parâmetros de funcionamento do veículo e aumentar inclusive o torque. Não há instalação de turbos ou troca de chips.

Em termos de potência, os ganhos podem variar de 10% a 70%, segundo Nelson Serranegra, um dos sócios da PHP (Pro Haus Performance), que acaba de ser nomeada representante mineira da REIKO, especializada no segmento de preparação automotiva, que utiliza tecnologia alemã.

Equipamentos sofisticados e mecânicos bem treinados: ingredientes para remapear motores sem sustos

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“Usamos softwares importados, mas já adaptados para o combustível brasileiro. Também temos um banco de dados que contém todas as programações originais dos nossos clientes, para oferecer a possibilidade de voltar o carro à configuração de fábrica, caso necessário”, acrescenta o empresário.

A oficina também faz adaptações nos freios e suspensão, mas nem sempre isso é preciso. “A maioria dos veículos são superdimensionados de fábrica e mesmo com o aumento de potência e torque, o carro continua seguro e equilibrado”, garante sócio-diretor da REIKO, Maurício Alves.

A PHP também vai funcionar como uma oficina convencional multimarcas, ao oferecer, além da reprogramação eletrônica e aferição de potência em dinamômetro, serviços de revisão programada, alinhamento e balanceamento, troca de velas de ignição, pneus, lâmpadas, palhetas, pastilhas e discos de freio, escapamento, bateria, óleos e filtros. A expectativa é de cerca de 30 passagens por mês na oficina, mas o foco principal deverá ser mesmo a preparação automotiva, com um custo médio de R$ 3 mil por serviço.

Texto e fotos: Luís Otávio Pires

Turma da PHP em ação: Carlos Tannus, Maurício Alves, Flavio Moreno, Anderson Gaucho e Nelson Serranegra

Turma da PHP em ação: Carlos Tannus, Maurício Alves, Flavio Moreno, Anderson Gaucho e Nelson Serranegra

 

 

 

 

 

 

 

Foto Bate-PapoOuça! Bate-Papo do editor Luís Otávio Pires com o sócio-diretor da REIKO, Maurício Alves, sobre as vantagens e desafios de quem escolhe “mexer” no carango, em busca de maior desempenho.

 

 

 

SERVIÇO:
O que: Oficina de preparação automotiva
Onde: PHP – Pro Haus Performance (Rua Onze de Agosto, 256, Estoril, Belo Horizonte, MG)
Quando: desde agosto de 2017
Outras informações: www.phperformance.com.br

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