Andamos na versão LTZ com câmbio automático de seis velocidades, motor 2.5 flex e tração 4×4 da S10. O câmbio automático, que tem possibilidade de mudanças manuais sequenciais, apresentou trocas suaves e proporcionou desempenho parecido com o da versão com câmbio manual, tanto no fôlego como no consumo. Também merece destaque a possibilidade de partida remota do motor, item de série nas versões LT e LTZ.

 

A S10 já havia passado por uma reestilização em 2016 e este ano ganhou opção de câmbio automático

A S10 já havia passado por uma reestilização em 2016 e este ano ganhou opção de câmbio automático

 

A S10 passou por uma reestilização em 2016, mas somente este ano a versão com motor 2.5 flex recebeu a opção do câmbio automático de seis velocidades, ficando em condições de igualdade com sua principal concorrente: a Toyota Hilux. Em nossa avaliação, o câmbio apresentou troca suaves e quase imperceptíveis. Quanto ao desempenho, ele ficou muito parecido com o da versão de câmbio manual. Com gasolina no tanque, caçamba vazia e somente o motorista, rodando na estrada, sem ar ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,2km/l.

 

De perfil, destaque para as bonitas e esportivas rodas de liga de 18 polegadas

De perfil, destaque para as bonitas e esportivas rodas de liga de 18 polegadas

 

Outro ponto positivo do câmbio é a possibilidade de trocas manuais sequenciais. Trocando nesse modo, a S10 2.5 LTZ fica mais esperta e possibilita melhores retomadas de velocidade. Melhor, só se as mudanças pudessem ser feitas em alavancas junto ao volante. De qualquer forma, o câmbio automático permite explorar bem o potencial do motor 2.5 flex, que foi recalibrado eletronicamente e tem funcionamento suave. Andamos por alguns trechos de terra e, embora não chegássemos a acionar a 4×4 reduzida, o sistema 4×4 mostrou valentia em subidas escorregadias.

 

Andamos na versão LTZ com tração 4x4 com reduzida e diferencial de deslizamento limitado

Andamos na versão LTZ com tração 4×4 com reduzida e diferencial de deslizamento limitado

 

A possibilidade de dar a partida no motor de forma remota, pela chave, é muito benvinda, principalmente nos dias quentes em que a picape ficar sob o sol escaldante, pois permite que o ar-condicionado refresque a cabine antes de você entrar. Assim como as outras picapes, a suspensão da S10 melhorou em conforto, mas, como acontece com todas, incomoda quando a caçamba está vazia. O espaço interno acomoda cinco adultos com certo conforto.

 

A tela de oito polegadas do sistema MyLink possibilita boa visualização, principalmente dos mapas

Sistema MyLink, com tela central de oito polegadas, é item de série na versão LTZ

 

A S10 é bem equipada, principalmente na versão LTZ. A lista dos itens de série inclui ar-condicionado digital, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alertas de colisão frontal e saída de faixa, sensores de chuva e crepuscular, tração 4×4 com reduzida e diferencial de deslizamento limitado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, regulagens elétricas para o banco do motorista, assistente de partida em subida, retrovisores rebatíveis eletricamente com repetidores de pisca, sistema multimídia MyLink com tela de oito polegadas e Sistema OnStar. Preço: R$ 130.990.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Motor 2.5 Flex, que passou por uma recalibragem eletrônica, tem bom fôlego

Motor 2.5 Flex, que passou por uma recalibragem eletrônica, tem bom fôlego

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, 2.457cm³ de cilindrada, que gera potências de 197cv (gasolina) a 6.300rpm e 206cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 26,3kgfm (gasolina) e 27,3kgfm (etanol)

Câmbio – Automático de seis velocidades, com tração traseira e opcional 4×4, com reduzida

Suspensão – Sistema McPherson na dianteira e feixe de molad na traseira

Freios – A disco ventilados na dianteira e tambor na traseira

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 5,36m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; e entre-eixos, 3,09m

Rodas e pneus – Em liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18

Peso – 1.934 quilos

Tanque – 76 litros

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh