A Ford apresentou a Ranger Raptor, uma versão off-road de performance inspirada na picape F-150 Raptor, que será produzida na Tailândia para os mercados da Ásia-Pacífico. Essa opção fora-de-estrada é equipada com motor diesel turbo de 213cv e câmbio automático de dez velocidades e, infelizmente, não tem previsão para o mercado brasileiro.

 

Ranger Raptor

 

A Raptor tem estilo robusto, marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. A picape tem chassi, motor, suspensão e freios desenvolvidos pela Ford Performance com o objetivo de oferecer máximo desempenho em todo tipo de terreno.

Projetada para oferecer alto desempenho e suportar as exigências da rodagem off-road em velocidade, a Ranger Raptor tem sob o capô um motor 2.0 diesel de duplo turbo e quatro cilindros, que desenvolve potência de 213cv e torque de 51kgfm; e câmbio automático de 10 velocidades, herdada da picape F-150 Raptor americana.

 

Ranger Raptor_Interior_1

 

As dimensões da Ranger Raptor impressionam pelo porte maior em todos os ângulos, com 5,40 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,87 m de altura. Sua capacidade fora de estrada é reforçada também pela altura livre do solo 28,3 cm e pelos ângulos de entrada e saída de 32,5º e 24º, respectivamente. As rodas são de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-terreno 285/70 R17.

O chassi da picape é feito com ligas de aço de alta resistência e geometria especial para acomodar a suspensão reforçada, com amortecedores Fox exclusivos. Para parar uma caminhonete desse porte, os engenheiros da Ford adotaram freios que têm poderosos pistões duplos na dianteira, com discos ventilados de 332 x 32 mm, e discos ventilados de 332 x 24 mm com booster na traseira.

 

Raptor Stills_Outdoor_7

 

Os para-choques feitos de compósito incorporam ganchos duplos para reboque com capacidade de 4,5 t na dianteira e de 3,8 t na traseira. O assoalho é protegido por uma chapa de aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura.

O sistema de gerenciamento de terreno da Ranger Raptor oferece seis modos de direção, sendo dois para estrada e quatro para fora de estrada, selecionados por comandos no volante. Os modos de estrada incluem a opção Normal, para conforto e economia, e Sport, com trocas rápidas. As opções off-road incluem: neve/grama/cascalho; lama/areia; pedra; e baja, que reduz a atuação do sistema de estabilidade e aumenta a resposta do acelerador para off-road em alta velocidade.

 

Raptor Stills_Outdoor_2

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews