Com as baixas temperaturas do inverno, seu carro precisa de alguns cuidados para não te deixar na mão. No frio, o motorista deve ficar ligado no sistema de partida a frio, conferir o estado da bateria e do sistema elétrico e não esquecer do ar-condicionado. Existem também algumas dicas para evitar aquele “choquinho” ao abrir ou fechar a porta do carro.

 

Carro no frio 2

 

Sistema de partida a frio

Em muitos modelos, o famigerado “tanquinho de gasolina” já foi abolido, sendo substituído por sistemas de aquecimento de combustíveis e outros. Mas, na grande maioria dos carros com motor flex ele ainda está presente e exige um cuidado maior no inverno, pois o sistema de partida a frio é acionado sempre que a temperatura está abaixo dos 15 graus. Se no tanque do carro estiver apenas etanol, o motorista vai ter dificuldade na partida. Então mantenha o tanquinho sempre abastecido, de preferência com gasolina Podium, que tem amior durabilidade e octanagem. Outro cuidado necessário com o tanquinho é com relação à gasolina velha, que pode trazer problemas, como ressecamento de algumas peças e vazamento. Então, faça uma limpeza no tanquinho, trocando uma vez por ano a gasolina antes de o inverno chegar.

 

Bateria

Outro item bastante exigido no inverno é a bateria e o sistema elétrico de uma forma geral (em especial, do alternador), que é muito exigido nesta época. Em primeiro lugar, o motorista deve ter em mente que a reação química que ocorre dentro da bateria para acumular e fornecer energia fica mais difícil de acontecer em dias mais frios. Com as baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais facilidade, o que exige um pouco mais da bateria para dar a partida.

 

Ar-condicionado

No inverno, um componente que acaba esquecido pelos motoristas é o ar-condicionado. Para evitar problemas de rachaduras e vazamentos em mangueiras, vedadores e selos de borracha, ligue o sistema por 15 minutos pelo menos uma vez por semana. Não esqueça também de trocar o filtro do ar-condicionado, pois um filtro vencido pode provocar diversos problemas alérgicos, além de mau cheiro dentro da cabine.

 

Carro no frio 1

 

Luzes de neblina

Nesta época do inverno, são comuns as neblinas em estradas, uma situação que representa muito perigo devido à pouca visibilidade. Portanto, lembre-se de verificar se os faróis e luzes traseiras de neblina estão funcionando perfeitamente, pois elas são fundamentais para o motorista enxergar melhor a pista e alertar os outros motoristas sobre a presença do seu veículo. Nessa situação, o melhor é ver e ser visto.

 

Carro dá choque

Quem já não levou aquele choquinho ao abrir ou fechar a porta do carro? Ele acontece devido principalmente ao atrito da roupa dos ocupantes com o revestimento dos bancos dos carros. O choque traz apenas um desconforto e não faz mal à saúde, pois a tensão é alta, mas a corrente é baixa. Para tentar evitar o choque, pode-se desligar o ar-condicionado alguns minutos ante de chegar ao destino, usar roupas com tecidos naturais (como algodão, por exemplo) e colocar a mão em contato com a lataria ao abrir a porta do carro.

 

Texto: Eduardo Aquino