Os resultados de dois novos testes do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe) deixaram representantes de duas montadoras com sentimentos opostos. Enquanto os da Hyundai coreana devem ter torcido o nariz por causa do desempenho de seu Accent na prova, os da Ford com certeza estão sorrindo mais aliviados com a avaliação do Ka.

Teste do Ka feito pela Latin NCAP: mais estrelas para o modelo da Ford

Teste do Ka feito pela Latin NCAP: mais estrelas para o modelo da Ford

O Hyundai Accent, fabricado na Coreia do Sul e que não é vendido no Brasil, tirou zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto e uma estrela para a Proteção do Ocupante Infantil.

Já o Ka, produzido no Brasil, ganhou três estrelas com relação à Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

Em 2017, o compacto havia conseguido um decepcionante resultado de zero estrela para o adulto, devido ao baixo rendimento do impacto lateral. Mas a montadora decidiu melhorar o quesito e patrocinar uma nova avaliação no modelo 2018.

O carro foi melhorado com reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos.

Estrelas da Segurança

Assim, conseguiu, apenas, três estrelas para adultos, devido à fraca proteção no peito deles no impacto lateral, enquanto a do ocupante infantil mostrou um resultado de quatro estrelas com proteção boa no teste de impacto frontal e lateral no dummy, boneco antropométrico que simula uma criança de três anos e no de 18 meses.

O secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas, observou que é alentador encontrar mais modelos compactos com melhoras como o Ka. Contudo, seu rendimento de segurança básico está ainda por baixo da versão europeia.

“É alarmante comprovar como fabricantes globais de veículos, como a Hyundai, continuam a vender carros zero estrela na América Latina, enquanto oferecem veículos cinco estrelas em modelos similares na Europa”, afirmou.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews