Muitos itens tecnológicos dos carros nem sempre são compreendidos. O que é uma pena, pois essas ferramentas oferecem muitas vezes mais segurança. E motorista e passageiros nem sabem aproveitá-los da melhor maneira.

Os sensores do ES atuam com a ajuda do sistema ABS dos freios

Os sensores do ES atuam com a ajuda do sistema ABS dos freios

Um deles é o Controle Eletrônico de Estabilidade, também conhecido pela sigla ESC. Sua função é promover maior estabilidade ao carro. Ele faz compensações por meio de frenagens automáticas e independentes nas rodas para criar um torque de giro contrário ao descontrole do veículo. E assim corrige sua trajetória.

Em seu boletim técnico de janeiro, o Cesvi Brasil, sigla de Centro de Experimentação e Segurança Viária, explica os atributos do sistema.

Ele auxilia diretamente no aumento da proteção do motorista e dos passageiros. Com base nos sensores dos freios ABS, interpreta o que ocorre durante uma mudança repentina de direção. Então faz a correção do volante e evita acidentes.

Com o ESC, o motorista consegue ter o controle mais apurado do carro em manobras nas vias

Com o ESC, o motorista consegue ter o controle mais apurado do carro em manobras nas vias

Sensores mágicos

Confira os componentes que fazem parte do sistema:

Sensor de ângulo de esterçamento do volante: capta o quanto o volante foi esterçado pelo motorista para uma determinada trajetória, enviando essas informações para o módulo central.

Sensor de rotação do veículo: interpreta qual foi o giro do carro em relação ao solo, essa ação também é conhecida como giro YAW (velocidade angular de guinada). Por exemplo, quando um veículo perde a aderência e roda, ele faz um giro no seu eixo YAW.

Sensores de rotação: localizados em cada uma das rodas, têm o objetivo de comparar a rotação entre elas. Esses sensores pertencem ao ABS, mas alimentam o módulo do sistema ESC com informações importantes sobre travamento ou diferenças muito grandes de rotação entre as rodas. É importante saber que um problema no sistema do ABS (sensores, rodas fônicas e conectores) influenciará no não funcionamento do ESC.

Módulo central ESC: é responsável por gerenciar todas as informações dos sensores do sistema e processar esses dados, podendo então enviar comandos para os atuadores, que farão as compensações nas rodas para estabilizar o veículo.

Fotos: Pixabay

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