Com visual renovado e uma pegada mais esportiva, a nova geração do Classe A chegou ao Brasil na versão A 250 Vision, equipada com motor 2.0 turbo, que gera 224cv; e câmbio automatizado de sete marchas. Destaque para o sistema de conectividade e entretenimento, que lança mão de recursos de inteligência artificial. Por meio de voz, os ocupantes podem acionar algumas funções. O papo começa com “Olá, Mercedes!”.

 

20190402_171342

 

A Mercedes afirma que o design do novo Classe A representa o próximo passo na filosofia de design da marca. O hatch ganhou um visual mais esportivo e linhas mais aerodinâmicas (cd de 0,25 e área frontal de 2,19m²).

Destaque para os faróis alongados com elementos cromados, a grade do radiador com a estrela da Mercedes-Benz ladeadas por uma barra cromada, o capô mais inclinado que o da geração anterior, os largos arcos de roda, o desenho esportivo das rodas de 18 polegadas e as lanternas traseiras em forma de gotas com fileiras de LED.

 

20190402_171427

 

Renovação interna

O Classe A também passou por uma renovação interna. Chama a atenção o moderno design do painel, com a eliminação da presença de uma cobertura acima do cockpit, a tela central de 10,25 polegadas do sistema multimídia, as saídas de ar da ventilação inspiradas em turbina de avião, o painel em duas seções tridimensionais horizontais.

Com a nova medida entre-eixos, o espaço interno e o acesso melhoraram, mas ainda são um pouco limitados, principalmente no banco traseiro. Já o porta-malas tem capacidade (370 litros) e acesso dignos de elogio. O acabamento é de alto nível, padrão “Mercedes”.

 

20190402_172504

 

Mas o grande barato tecnológico do novo Classe A é o novo sistema multimídia, chamado de MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com tela de 10 polegadas, que lança mão de recursos de inteligência artificial e de gráficos de alta resolução que são calculados e apresentados em tempo real e que pode ser operado por meio do volante, do “touchpad” no console central ou por controle vocal inteligente, ativado por palavras-chave como “Olá Mercedes!”, para funções como ajuste do ar condicionado, escolha de estação de rádio, abertura da persiana do teto-solar, entre outras.

 

20190402_173135

 

Coração pulsa forte

Além do visual, o “coração” do Classe A 250 também respira esportividade. O motor 2.0 turbo, a gasolina, desenvolve 224cv de potência e 35,7kgfm de torque. E toda essa força está disponível em baixas rotações, possibilitando vigorosas acelerações e retomadas de velocidade.

O câmbio automatizado de dupla embreagem acompanha bem o ritmo, com trocas rápidas e sem trancos. A eficiência do conjunto motor/câmbio garante baios níveis de consumo. Falta apenas ser flex. A assistência elétrica da direção tem boa calibragem para manobras de estacionamento e para altas velocidades.

 

20190402_173636

 

Além de um pacote bem recheado de itens de conforto, como o sistema DYNAMIC SELECT (com diferentes modos de condução), o Classe A 250 Vision também tem uma lista bem ampla de componentes de segurança, com destaque para o Assistente de Frenagem Ativo, que age independente do motorista para evitar uma batida ou reduzir as suas consequências; a nova estrutura da carroceria, com mais chapas de aço de alta e ultra-alta resistência; e os airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

20190402_172629

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.991cm³ de cilindrada, a gasolina, com turbo e injeção direta, que gera potência de 224cv (a 5.800rpm) e torque de 35,7kgfm (a 1.800rpm)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de sete marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, Multlink

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,99m; altura, 1,44m; e entre-eixos, 2,72m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18

Porta-malas – 370 litros

Tanque – 48 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.445 quilos

Aceleração 0 – 100 km/h (dado de fábrica) – 6,2 segundos

Velocidade máxima (dado de fábrica) – 250 km/h (limitada eletronicamente)

 

20190402_172541

 

Principais equipamentos – Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos e memória, volante com shift paddles, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, teto solar elétrico panorâmico, soleiras das portas dianteiras iluminadas, ar-condicionado automático THERMATIC, funções avançadas MBUX, sistema multimídia MBUX (Apple CarPlay e Android Auto), monitoramento da pressão dos pneus, pneus Run-flat, sistema DYNAMIC SELECT, assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC, sensor de chuva, alarme com sensor interno de presença, assistente ativo de frenagem e airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista.

Preço – R$ 194.900.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews.