Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das inspeções preventivas e manutenções periódicas nos veículos, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (SINDIREPA-MG) e a Câmara Automotiva Mineira da FIEMG realizaram no último sábado, dia 31, de 9h às 16h, na escola do Senai, no bairro Horto, mais uma edição do Pit Stop BH.

 

Em uma fila bem organizada, no Pit Stop os veículos passam por várias checagens em sequência (Foto: Eduardo Aquino)

Em uma fila bem organizada, no Pit Stop os veículos passam por várias checagens em sequência (Foto: Eduardo Aquino)

 

Em sua 12 ª edição, o evento já se tornou uma referência no calendário automotivo de BH. A programação do Pit Stop inclui inspeção veicular (em carros e motocicletas) gratuita do sistema elétrico, pneus, emissão de gases e dos amortecedores, além de checagem do sistema de alimentação dos carros que utilizam GNV (Gás Natural Veicular); uma exposição de produtos de empresas que apoiam o evento, uma barraca de alimentação e um espaço Kids para as crianças que resolveram acompanhar os pais nessa “consulta automotiva”.

Checagens em sequência

Em uma fila bem organizada, os carros passam por várias checagens em sequência e, ao final, os motoristas recebem um diagnóstico (um relatório impresso) preciso dos sistemas de seu carro. Caso algum problema seja revelado nesse laudo, o motorista é aconselhado a procurar a sua oficina de confiança para realizar o reparo.

 

Alexandre Mol, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais - Sindirepa-MG; e Flávio Roscoe, presidente da Fiemg (Foto: Eduardo Aquino)

Alexandre Mol, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais – Sindirepa-MG; e Flávio Roscoe, presidente da Fiemg (Foto: Eduardo Aquino)

 

Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, “o Pit Stop motiva as pessoas a fazerem a prevenção, que é muito importante na área automotiva para garantir a segurança dos motoristas, das suas famílias e de todos os personagens envolvidos no trânsito. Com a manutenção preventiva, você também evita que seu carro fique parado no trânsito, muitas vezes em locais perigosos e naqueles momentos em que você mais precisa do veículo”.

Leia também: Oficinas mineiras na Indústria 4.0

 

Os veículos passam por um equipamento capaz de medir a ação e o equilíbrio da força dos amortecedores (Foto: Eduardo Aquino)

Os veículos passam por um equipamento capaz de medir a ação e o equilíbrio da força dos amortecedores (Foto: Eduardo Aquino)

 

Manutenção preventiva

A ação insitucional do Sindirepa e Câmara Automotiva Mineira da FIEMG reúne diversos empresários do setor, que montam uma estrutura para realizarem a inspeção. “Trata-se de um dia de doação, para tentarmos criar a cultura da manutenção preventiva, que traz diversos benefícios para a sociedade de uma forma geral, ao evitar que, ao apresentar um defeito, o carro gere um congestionamento, que emita mais poluentes ao rodar desregulado, que ele afete a segurança ao trafegar com um defeito grave”, ressalta Alexandre Mol, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (SINDIREPA-MG)

 

O Pit Stop também reúne empresas que apoiam e aproveitam o evento para exporem seus produtos (Foto: Eduardo Aquino)

O Pit Stop também reúne empresas que apoiam e aproveitam o evento para exporem seus produtos (Foto: Eduardo Aquino)

 

No Pit Stop, os técnicos procuram mostrar aos motoristas como a manutenção preventiva pode ajudar na segurança do veículo e na redução dos custos com a manutenção do carro. “Quando o carro chega a fazer um barulho, a acender uma luz, é porque alguma coisa já se estragou. Por exemplo, ao realizar a manutenção preventiva dos freios, trocando as pastilhas antes que elas danifiquem o disco, o motorista estará economizando ao evitar a troca prematura dos discos de freio”, exemplifica Alexandre Mol.

Leia também: Como cuidar dos amortecedores

 

Alberto Maciel, consultor técnico da MTE - Thomson: "cerca de 30 dos veículos que passam pelo Pit Stop estão com as emissões fora do padrão" (Foto: Eduardo Aquino)

Alberto Maciel, consultor técnico da MTE – Thomson: “cerca de 30 dos veículos que passam pelo Pit Stop estão com as emissões fora do padrão” (Foto: Eduardo Aquino)

 

O consultor técnico Alberto Maciel, da empresa MTE Thomson, encarregado de checar as amissões dos veículos no Pit Stop, também ressalta a importância da prevenção. “A troca peventiva de alguns sensores e atuadores, de velas, entre outros, pode evitar que o catalisador do veículo, que custa cerca de R$ 500,00 o mais barato, seja danificado”. Alberto disse que cerca de 30% dos veículos que passam pelo Pit Stop estão com as emissões de poluentes fora do padrão.

Checagem da suspensão

Um dos equipamentos que mais chama a atenção dos motoristas no Pit Stop é o Shocktester, da empresa Marelli, que faz a checagem de componentes da suspensão, identificando principalmente problemas nas molas e amortecedores. O assistente técnico, Clévio de Assis Júnior, explica que o equipamento é capaz de medir, por exemplo, de forma independente em cada roda, a ação do amortecedor e o equilíbrio da sua força para controlar a mola, apontando possíveis problemas nesses componentes.

 

Ramon Melo, presidente da Associação das Oficinas Reparadoras de Automóveis de Minas Gerais (ASSORA) (Foto: Eduardo Aquino)

Ramon Melo, presidente da Associação das Oficinas Reparadoras de Automóveis de Minas Gerais (ASSORA) (Foto: Eduardo Aquino)

 

O Pit Stop também tem o apoio da Associação das Oficinas Reparadoras de Automóveis de Minas Gerais (ASSORA). Na opinião do presidente Ramon Melo, “participamos e apoiamos esse evento que é muito importante para a conscientização dos motoristas sobre a manutenção preventiva, que vai fazer com que eles reduzam os gastos com os veículos, e sobre a emissão de poluentes”.

Texto: Eduardo Aquino

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnew