O EAA Air Venture continua sendo muito mais do que uma simples feira de aviação experimental, é um evento com uma diversidade de coisas impressionante, são aeronaves antigas, modernas, clássicas, básicas, sofisticadas, de construção caseira, expositores trazendo o que existe de mais moderno em termos de avionica, simuladores, kits dos mais diversos tipos de aviões, mercado de pugas onde se encontra de tudo, enfim uma infinidade de coisas.

Também pode se ver tudo do alto, uma oportunidade única quando 6.893 pessoas tiveram o privilégio de sobrevoar a feira a bordo de aeronaves históricas.

Voando na história

Por US$ 45.00, 3.173 pessoas fizeram o voo panorâmico de 5 minutos sobre a feira no histórico Bell 47

Pagando US$ 85.00, 3.051 pessoas fizeram um voo nostálgico a bordo de um Ford Tri Motor de 1929 impecavelmente restaurado.

669 pessoas pagaram US$ 470.00 para ter o privilégio de fazer uma viagem no tempo a bordo do Boeing B-17 Flying Fortress Aluminium Overcast.

A diversidade da feira

Tem até acampamento de campanha da 2ª Guerra Mundial

A Boeing comemorou os 50 anos do Jumbo com a presença do 747-8 da UPS

A enorme General Electric GEnx (General Electric Next-Generation) que equipa o 747-8 gerando 28.900 kgf de empuxo, no total são quatro.

O impressionante Draco “Beast of a Bushplane”, uma aeronave STOL (de pouso e decolagem curtos), que nasceu como PZL-104MA Wilga 2000 equipado com um motor Lycoming de 300 hp. O seu criador Mike Patey efetuou inúmeras modificações visando incrementar suas características pouso e decolagem curtos e o equipou com um turbo hélice Pratt & Whitney PT6A-28 de 680 shp. Assim ele pode decolar em 30 metros e aterrissar em 34 metros.

Quando se fala em combates a incêndios florestais, o Canadair CL-215 é sempre uma estrela, equipado com dois motores radiais Pratt & Whitney R-2800-83AM de 2.200 hp ele é capaz de “bombardear” um incêndio com 6.140 kg de água.

O Hercules C 130 equipado com um sistema de combate a incêndios demonstrou sua versatilidade.

O incomum Verhees Delta D2 é uma aeronave de dois lugares, asa delta, equipada com um motor Rotax de 100 hp, que foi claramente projetada com o propósito de viajar longas distâncias. Com dois tanques de 120 litros,voando a 220 km/ h e consumindo 16 L/h ela tem o alcance é de 1540 km. Voado somente o piloto e com tanques extras, dependendo das condições climáticas, a sua autonomia pode chegar 18 horas e com um alcance de até 4.000 Km. Uma das suas características únicas, é o seu impressionante espaço interno para uma aeronave do seu porte. Com piso plano e bancos totalmente rebatíveis ela acomoda deitados com relativo conforto os dois adultos, o que o transforma em uma “barraca alada”.



Edição: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Texto e fotos: Rodolfo Luiz Aquino Hauck



Metalmoro 20

(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia. Disable Page Header