Andamos na versão aventureira do hatch compacto da marca francesa, que passou por uma renovação no visual, principalmente na traseira; ganhou opção de câmbio continuamente variável (CVT), no lugar do automatizado Easy-R; e agora não leva o nome de Sandero, apenas Stepway. Além do visual renovado e do bem-vindo câmbio CVT, os pontos positivos incluem também o amplo espaço interno, os airbags laterais e a central multimídia Media Evolution. Por outro lado, o acabamento poderia ser melhor.

Assim como as outras versões da família Sandero, a opção Stepway, que agora não pode ser mais considerada uma versão, pois perdeu o nome Sandero, também passou por uma renovação no visual, desenvolvida pelo Renault Design Center, em São Paulo. Na frente, destaque para os novos para-choques, para as luzes diurnas de LED em formato de “C” ao redor dos faróis e para a nova grade, que ganho detalhes cromados. De perfil, é o mesmo carro, exceto pelas bonitas rodas de 16 polegadas diamantadas. A maior mudança ocorreu na traseira, com as novas lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas.

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Couro de dois tons

O interior também foi renovado, com o uso de novos materiais, novos bancos (com novos formatos, mais largos e com espumas mais espessa), que, na versão (topo de linha) Stepway Iconic CVT, são revestidos em couro de dois tons. O mesmo revestimento também está presente nos painéis de porta. A moldura da central multimídia e das saídas de ar central em preto brilhante dão um toque mais sofisticado ao painel, mas acabamento de uma forma geral poderia ser melhor, principalmente num carro que passa dos R$ 70 mil.

Um dos pontos positivos do Stepway é o seu espaço interno. Ele leva cinco adultos com relativo conforto, incluindo os três do banco traseiro, que dispõem de uma bom espaço para as pernas e para a cabeça dos mais altos. E com mais segurança, pois há airbags laterais (de série em todas as versões) e apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos. Para um hatch compacto, o porta-malas pode ser considerado um dos de maior capacidade (320 litros) e tem abertura elétrica, por meio de um botão no logotipo da Renault.

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Airbags laterais

Na lista de equipamentos de série (não há opcionais), destaque para a central multimídia Media Evolution, com tela de sete polegadas, que possibilita o uso do Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp, e traz câmera de ré funções que ajudam na economia de combustível; airbags laterais, sistema Isofix para cadeiras infantis, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade. Faz falta o ajuste em distância da coluna de direção e mais comandos no volante.

O motor 1.6 SCe de 118cv (etanol) está bem afinado com o novo câmbio CVT X-Tronic, que tem seis marchas virtuais. Mas para uma reação mais rápida, é necessário recorrer às mudanças manuais, que são feitas na alavanca de marchas. O carro fica mais gostoso de dirigir nessa opção. O consumo não é destaque, mas é razoável para um hatch desse porte (com gasolina, ar desligado e apenas motorista, médias de 12,6km/l na estrada). A direção poderia ser mais macias em manobras e a suspensão (elevada em 45 mm) garante um nível razoável de conforto e não chega a prejudicar a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.6, 16V, flex, que gera potências de 115cv (gasolina) e 118cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 16kgfm (gasolina/etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção – Assistência eletro-hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,07m; largura, 1,73m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,59m

Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 320 litros

Peso – 1.151 quilos

Principais equipamentos – Sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiro (com one touch) e traseiro, computador de bordo, airbags laterais, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, chave do tipo canivete, abertura elétrica do porta-malas, alarme, ajuste de altura do banco do motorista e da coluna de direção, faróis de neblina, sistema multimídia Media Evolution   (Apple CarPlay e Android Auto), câmera de ré, rodas de liga (Jogger Biton) diamantadas de 16 polegadas, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de velocidade, limitador de velocidade, bancos em couro e sensores de chuva e crepuscular.

Preço – R$ 73.890

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