Depois da picape Toro S-Design, lançada no início de julho deste ano, agora é a vez da Fiat apresentar essa versão para o hatch Argo e o sedã Cronos. O pacote é parecido, com interior e logotipos escurecidos, rodas de liga na cor grafite, frisos pretos e pacote de itens que inclui ar-condicionado digital, faróis de neblina e vidros traseiros elétricos. O Argo S-Design tem opção de motor 1.0 (R$ 57.480) ou 1.3 (R$ 59.940), enquanto o Cronos S-Design é equipado apenas com motor 1.3 (R$ 65.490).

Na opinião de Hugo Domingues, gerente de marketing Brand Fiat Operação Produto, a  ideia das versões S-Design dar aos modelos um espírito jovem e dinâmico, pois, de acordo com pesquisa realizada pela Fiat, o item “aparência externa” foi um item que  pesou bastante entre os motivos de compra da Toro, do Argo e do Cronos.

A Fiat estreou o conceito italiano S-Design na América Latina com o novo Fiat Toro 2020. Agora, chegou a vez do Argo e Cronos se tornarem membros da família S-Design. No caso da Toro, a S-Design se baseou na versão intermediária Freedom. Já no Argo e no Cronos, a nova opção se baseia na versão Drive, que ter opção do motor 1.0 ou 1.3 no hatch e apenas 1.3 no sedã.

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“S” de Shadow

Sobre o significado, a Fiat explica que o “S” de S- Design vem de shadow: sombra em inglês. A família estreou na Europa no Fiat Tipo 5 portas e no 500X, mas atualmente já pode ser vista também em outros modelos, como o Fiat 124 Spider, o 500L e o Tipo StationWagon.

Assim como na Toro, a série S-Design busca um resgate da alma italiana da Fiat (daí as cores da bandeira italiana embaixo do nome da versão na lateral do carro), a releitura da esportividade, buscando um toque de sofisticação e elegância. Tanto o Cronos quanto o Argo podem ser customizados com qualquer cor de pintura externa (Vermelho Montecarlo, Cinza Silverstone, Preto Vulcano, Preto Vesúvio, Branco Banchisa, Branco Alaska e Prata Bari nos dois modelos e ainda Vermelho Marsala no Cronos).

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Argo S-Design

Desenvolvido no Brasil e produzido na planta de Betim (MG), o Argo S-Desihn pode ser equipado com o motor Firefly 1.0 de três cilindros, que gera 77cv (etanol); ou com o Firefly 1.3, que desenvolve 109cv (etanol). O pacote da versão inclui rodas de liga leve de 15 polegadas com um  bonito e exclusivo desenho e com pintura chadow na opção 1.3 e com novas calotas com pintura shadow na 1.0; faróis de neblina, friso lateral em “dark chrome”, badge S-Design, retrovisor elétrico e spoiler pintados em preto. Por dentro, destaque para a central multimídia Uconnect com tela de sete polegadas, ar-condicionado digital e vidros traseiros elétricos, além de interior e logotipos Fiat escurecidos.

Cronos S-Design

Assim como o Argo, a nova opção se baseia na versão Drive com motor 1.3 e vem com rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura shadow, faróis de neblina, retrovisores elétricos pintados em preto, spoiler, para-choque e friso lateral com pintura dark chrome. Traz ainda logo S-Design, ar-condicionado digital, vidros elétricos traseiros. Assim como nos outros modelos S-Design, o interior e logotipos Fiat são escurecidos.

Novidades Fiat

Durante a apresentação dos novos S-Design, o diretor de Marketing Brand Fiat Produto, Hugo Domingues, disse que a Fiat espera fechar este ano com uma participação de mercado no Brasil em torno de 13,9% e, para 2020, em cerca de 14%. Essa participação inclui os dois lançamentos previstos da Fiat para o ano que vem. Que chegam com opções equipadas com os novos motores turbo e os novos câmbios (entre eles, o CVT): uma picape para substituir a Strada, no primeiro semestre; e um SUV compacto, no segundo.

Hugo também disse que a Fiat vai lançar algumas novidades no setor de comerciais leves. “Atualmente, temos muitos modelos na Europa (Ducato, Dobló, etc.) que podemos pensar em termos de mercado brasileiro. Estamos estudando essa possibilidade de ampliar a nossa linha de comerciais leves com muita profundidade”. Sobre a parceria da FCA com a PSA (Peugeot e Citroën), o diretor da Fiat disse que ainda é muito cedo para falar em produtos e que, atualmente, eles ainda estão atuando sobre a “lógica de estudo de mercado, de oportunidades”.     

Texto: Eduardo Aquino (*)

Fotos: Fiat/Divulgação

(*) Jornalista viajou à São Paulo a convite da FCA.

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