Andamos na versão topo de linha e “aventureira” do subcompacto da marca francesa. O desempenho agrada, tanto em performance (levando em conta o porte do carro) como em consumo, pois o motor 1.0 rende 70 cavalos com etanol e o carro pesa pouco mais de 800 quilos. O “modelito” inclui apliques plásticos na cor preta nos para-lamas e saias, faróis com máscara negra e calotas, grade dianteira, retrovisores, moldura dos faróis de neblina e rack no teto na cor preta. Por outro lado, o acabamento e o nível de ruídos interno são pontos negativos.

Na verdade, a Renault já dizia que o Kwid é uma espécie de SUV (sub) compacto. Tanto que, nessa versão aventureira, não houve elevação da suspensão, já que o vão livre de 18mm, é suficiente para encarar alguns trechos de estrada de terra de condições razoáveis (vale lembrar que o Kwid é um legítimo aventureiro urbano) sem raspar o fundo. Outros itens que ajudam nessa tarefa são os bons ângulos de entrada (24°) e saída (40°) e os pneus de uso misto. Por outro lado, a suspensão mais elevada e os pneus finos exigem um pouco mais de atenção nas curvas mais fechadas.

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Laranja no ambiente

Por dentro, a versão Outsider traz como destaque detalhes na cor laranja no volante, bancos, pomo da alavanca de marchas e painéis de porta; e a central multimídia Media Evolution com entradas USB e auxiliar, câmera de ré, comando de voz e interfaces Android Auto e Apple CarPlay. Os detalhes na cor laranja e a parte central do painel em black piano melhoram um pouco o aspecto interno, mas não são capazes de esconder a baixa qualidade do acabamento, que deveria ser melhor num carro de mais de R$ 45 mil.

Como era de se esperar num modelo de dimensões externas bem reduzidas, que fazem do Kwid um carro muito ágil e prático no trânsito urbano, o espaço interno é bem reduzido, principalmente no banco traseiro, que não acomoda com conforto as pernas de dois adultos de estatura elevada. Mas o porta-malas (de 290 litros) tem a capacidade de um hatch maior. O pacote de segurança merece elogios, principalmente por ser um carro de baixo custo, incluindo airbags laterais e sistema de fixação para cadeiras infantis.

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Baixo peso

Devido ao baixo peso (de 806 quilos) e o rendimento de 70cv (com etanol) do motor 1.0, o desempenho do Outsider é bem razoável em rotações mais elevadas e sem sacrificar o consumo: o computador de bordo registrou médias de quase 13km/l com etanol em estradas e em torno de 10,6km/l. O câmbio manual tem bons engates, com maciez e precisão, mas há um buraco (queda de rotação) entre a primeira e segunda marchas. A assistência elétrica deixa a direção bem calibrada para manobras de estacionamento, mas em alta ela poderia tem um pouco mais de “peso”.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, flex, que gera potências de 66cv (gasolina) e 70cv (etanol) a 5.550rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e de 9,8kgfm (etanol) a 4.250rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 3,68m; largura, 1,57m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,42m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 14 polegadas com calotas e calçadas com pneus 165/60 R14

Tanque – 38 litros

Porta-malas – 290 litros

Peso – 806 quilos

Principais equipamentos de série – Ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, faróis de neblina, espelhos e travas com acionamento elétrico, Isofix para fixar cadeiras infantis, banco traseiro com encosto rebatível, limpadores e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna do porta-malas, indicador de troca de marchas, central multimídia Media Evolution com entradas USB e auxiliar, câmera de ré, comando de voz e interfaces Android Auto e Apple CarPlay, chave tipo canivete, barra de teto e rodas de aço de 14 polegadas com calotas na cor preta.

Preço – R$ 45.390

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