Com mudanças estéticas externas, mais itens tecnológicos e nova opção de motor, o novo Chevrolet Tracker chegou ao Brasil neste mês de março a todas as concessionárias. Tomara que seja lembrado, daqui a alguns meses, pela sua qualidade e não pelo veículo que foi lançado justamente durante a propagação do Covid-19 pelo mundo.
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O novo SUV compacto custa de R$ 82 mil a R$ 112 mil. Há uma versão mais barata, voltada para clientes PcD (pessoas com deficiência), que tem preço sugerido de R$ 56.977,00.
Veja todos os preços:
- Tracker 1.0 turbo PCD: R$ 56.877
- Tracker 1.0 turbo MT: R$ 82 mil
- Tracker LT 1.0 turbo: R$ 89.900
- Tracker 1.2 turbo AT: R$ 90.500
- Tracker LTZ 1.2 turbo AT: 99.900
- Tracker Premier 1.2 turbo AT: R$ 112 mil
Como todas as montadoras, a General Motors também está de olho no apetitoso segmento de utilitários esportivos compactos. Ele só perde para os hatchs no ranking dos mais vendidos do País.
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Motor 1.2 turbo inédito
No novo Tracker, são duas opções de motorização turbo (1.0 e 1.2), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).
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O motor 1.2 turbo é a principal novidade mecânica, já que a outra configuração (1.0 turbo com 16,8 kgfm de torque e 116 cv de potência) já equipa outros modelos da linha Chevrolet, como o Onix.
Este novo propulsor desenvolve 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e está apenas as versões com transmissão automática.
Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos.
Já o modelo automático possue médias de consumo de 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente. O Tracker 1.2, por sua vez, percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).
A GM informa a aceleração de 0 a 100 km/h de 10,9 segundos para o modelo 1.0, mas não revela os dados técnicos do Tracker 1.2 turbo.
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(Foto: Fábio Gonzales)
Comprido e baixo
Por fora, o novo Tracker mudou bastante. Ele é 12 mm mais comprido e 15 mm mais largo, porém ficou um pouco mais baixo. Como já acontece com as proporções do irmão mais velho Equinox.
O porta-malas é 30% maior que a versão anterior e tem quase 400 litros de capacidade.
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A cor de lançamento é a Azul Power, uma tonalidade metálica. O SUV tem uma terceira janela na coluna C. Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas.
Agora, toda base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.
O Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados.
Os faróis são Full LED, com projetores para luz baixa e alta mais potentes, e luzes de condução diurna e um sistema de luz auxiliar lateral que amplia a área iluminada em manobras e curvas.
A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.
Vincos no capô
O capô do novo Tracker tem vincos e a grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga. Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas.
A tampa traseira foi redesenhada e o suporte da placa deslocado para o para-choque. Ele acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada.
Interior mais amplo
Com entre-eixos 15 mm alongado, o SUV teve seu interior ampliado. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal abriga o multimídia My Link.
No quadro de instrumentos há outra tela colorida, que exibe nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados.
Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.
O volante conta ainda com uma série de teclas. No conjunto do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro. Já do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.
Na parte da frente do console há porta-objetos com suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação.
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O carregador wireless também fica apoiado sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.
Com seis aibags, o SUV da Chevrolet possui ainda controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões.
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Alerta de colisão
Uma novidade em termos de segurança é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes.
Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.
O pacote de segurança ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.
Wifi nativo
O Tracker é o segundo modelo da GM com “quarto nível de conectividade”. O componente que ressalta este patamar tecnológico é o Wi-Fi embarcado ou nativo, onde o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.
A antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos.
Este sistema de roteamento da Chevrolet é fruto de uma parceria com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
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