Para quem ainda tinha dúvida de que os bólidos movidos a eletricidade estão ganhando espaço nas pistas de corrida, a Ford acaba de mostrar que eles estão chegando e mostrando que a alta performance combina com motores elétricos. A marca americana apresenta um incrível dragster na pele de Mustang, com motor elétrico que gera 1.400cv de potência e 152kgfm de torque. Com todo esse fôlego, ele percorre o quarto de milha em cerca de 8 segundos, ultrapassando 270km/h de máxima.

A Ford já vem mostrando há algum tempo que está apostando também no caminho dos elétricos. Em novembro do ano passado, ele rompeu com uma tradição na terra do Tio Sam ao apresentar uma versão elétrica de um mito esportivo americano: o Mustang.

Um puro-sangue elétrico

A marca do oval apresentou o Mustang Mach-E, que abandonou a tradicional carroceria do esportivo para se transformar num SUV totalmente elétrico de 336cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 4 segundos e que deve chegar este ano ao mercado nos Estados Unidos.

Leia também: Audi e-tron no Brasil

Agora, a Ford mostra o Mustang Cobra Jet 1400, o primeiro dragster elétrico da marca. Ele não tem um ronco que agride os ouvidos nem usa uma gota de combustível, mas foi projetado para “destruir” nas corridas de quarto de milha, com mais de 1.400cv de potência e mais de 152kgfm de torque instantâneo.

A cobra vai fumar…

Alimentado por bateria, o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 foi especialmente projetado para corridas de arrancada, com tempo na faixa de 8 segundos e velocidade de mais de 270 km/h, mostrando o que um trem de força elétrico é capaz de entregar em um dos ambientes mais exigentes de competição.

Leia também: Menos CO2 por R$ 200,00

Para Dave Pericak, diretor global da Ford Icons, “nossa marca sempre usou o automobilismo para mostrar inovação e a propulsão elétrica nos dá um tipo de desempenho totalmente novo. O Cobra Jet 1400 é um exemplo de como levar essa nova tecnologia ao limite. Estamos empolgados em mostrar o que é possível fazer neste ano em que também temos o Mustang Mach-E elétrico se juntando à família Mustang.”

Leia também: Elétricos querem mais

Depois da estreia do SUV Ford Mustang Mach-E – o primeiro Mustang totalmente elétrico –, o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 incorpora novas tecnologias, que deverão estar presentes nos futuros os sistemas de propulsão da Ford.

Cobra Jet original

O nome do modelo (Mustang Cobra Jet 1400) busca homenagear o Cobra Jet original, que se destacou nas provas de arrancada no final da década de 1960 e que, ainda hoje, é uma força importante no esporte.

De acordo com Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, “vimos o projeto do Cobra Jet 1400 como uma oportunidade de começar a desenvolver motores elétricos para carros de corrida, nos quais temos muita experiência, então tínhamos referências de desempenho que queríamos igualar e superar”.

Leia também: Futuro da Ford

Ao ser perguntado sobre o futuro desses bólidos elétricos, ele é enfático: “foi um projeto fantástico de se trabalhar e esperamos que seja o primeiro de muitos que virão na Ford Performance Motorsports.”

A Ford Performance continua testando o Cobra Jet 1400 antes da sua estreia mundial ainda este ano, numa prova de arrancada nos Estados Unidos.

Leia também: Teste da Ford Ranger Limited

Parcerias

O projeto do Mustang Cobra Jet 1.400 foi desenvolvido em parceria com a MLe Racecars (projeto, construção, integração e calibração de veículos), Watson Engineering (suporte e desenvolvimento de chassi e gaiolas de proteção), AEM EV (software, controles e calibração de motor) e Cascadia (fornecedora de inversores e motores).

Fotos: Ford/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh