A Mitsubishi apresentou virtualmente o modelo 2021 do seu utilitário-esportivo, que chega em duas versões: HPE e HPE-S, com preços de R$291.990 e R$ 318.990, respectivamente, sendo que a opção HPE pode ser adquirida com um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC) pelo valor de R$ 8.000. O novo SUV, que passou por uma renovação no visual, é equipado com o motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque; câmbio automático de oito velocidades, tração 4×4 e capacidade para sete ocupantes.

Segundo a marca japonesa, o modelo é o mesmo comercializado nos principais mercados da Mitsubishi Motors em todo o mundo.

Remote Control

Um dos destaques é o sistema Remote Control, que permite que o motorista conecte o seu smartphone ao veículo e, remotamente, execute diversas funções à distância, tal como acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou acender os faróis de LED.

A tecnologia ainda permite o envio de avisos ao motorista diretamente para o seu smartphone ou smartwatch.

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Por fora, as mudanças incluem lanternas traseiras em LED redesenhadas e localizadas acima do também redesenhado para-choque traseiro. Na parte superior, o Pajero Sport ganhou aerofólio traseiro renovado, além de antena tipo tubarão.

É só passar o pé

Na versão topo de linha HPE-S, a tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, que podem ser acionados de diversas formas: pelo simples toque em um botão no painel, na tampa ou na chave do veículo; por meio de sensores de movimento instalados na parte inferior do para-choque traseiro em que basta o cliente passar o pé para a tampa se abrir; e via aplicativo Remote Control instalado em seu smartphone.

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A dianteira ganhou nova grade de entrada de ar e para-choque redesenhado. Os faróis dianteiros e os de neblina – ambos em LED – também foram redesenhados e equipados de série com faróis direcionais.

Oito polegadas

Por dentro, um dos destaques é novo sistema de entretenimento com tela de até oito polegadas sensível ao toque e compatível com os smartphones pelos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay.

Com o telefone conectado, uma série de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados pela tela do painel central.

A versão HPE-S tem painel de instrumentos 100% digital e integrado ao sistema de entretenimento, com opções de configuração e acesso às informações de funcionamento do veículo.

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Motor e câmbio

As versões HPE-S e HPE são equipadas com motor MIVEC 2.4L turbo diesel, 16 válvulas, com injeção direta, construção em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque.

O câmbio é automático de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.

Quatro opções de 4×4

O Pajero Sport é equipado com o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que possibilita quatro modos distintos de operação (de acordo com o tipo de terreno) incluindo a reduzida.

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

O Pajero Sport 2021 conta também com o sistema Off-Road Mode, com quatro opções de piso: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock.

Configuração específica

Cada modo tem uma configuração específica que otimiza a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.

As informações são projetadas no painel de instrumentos e mostram como cada roda está atuando individualmente.

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O novo Pajero Sport conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock, para ser usado em situações extremas, quando as rodas ficam suspensas em valetas transversais ou terrenos erodidos.

Partida em rampa

O SUV também é equipado com Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados; e com sistema Adaptive Hill Decent Control (HDC), que controla a descida.

Para encarar o fora de estrada, o Pajero Sport tem 45º de inclinação lateral; 30º de ângulo de entrada; 24,2º de ângulo de saída; e 23,1º de ângulo de subida.

Internamente, o console central alto tem acabamento em Black Piano e detalhes cromados.

Ar digital

O ar-condicionado de duas zonas tem regulagem digital e independente para motorista e passageiro do banco da frente e saídas de ar para a segunda e terceira fileiras de bancos.

O porta-malas tem capacidade para 971 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para 1.731 litros, e com o assoalho totalmente plano para facilitar a acomodação das bagagens.

Os bancos são revestidos em couro e o do motorista conta com ajustes elétricos. Os assentos traseiros podem ser rebatidos e deixam piso totalmente plano.

Ligações no volante

O volante é multifuncional, com comandos como o controle de som e ligações telefônicas, assim como o sistema de piloto automático e o comando de voz.

Há uma entrada USB na parte dianteira e os passageiros do bando de trás contam com outras duas entradas para carregar o celular. O console central tem tomada de 120V (AC) para ligar diversos aparelhos.

Segurança

O pacote inclui sete airbags, controles de tração e estabilidade, controle automático de velocidade adaptativo, sistema de monitoramento de pontos cegos e sistema Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador.

Destaque também para o Forward Collision Mitigation (FCM), sistema de frenagem autônoma que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão.

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Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), por meio de sensores dianteiros e traseiros, atua caso estes detectem um obstáculo próximo.

Em caso de aceleração brusca, caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio, ele reduz a potência do motor para evitar colisões.

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Há também o sistema Trailer Stability Assist (TSA), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado.

Rodas diamantadas

O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as inéditas Branco Diamond e Cinza Graphite, todas com rodas de liga de 18 polegadas em estilo diamantado.

Fotos: Mitsubishi/Divulgação

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