Concorrentes históricas, Toyota e Honda acabam de anunciar um projeto em conjunto na área de mobilidade. Com nome de Moving.e, a iniciativa das marcas japonesas consiste em um ônibus movido a célula de combustível capaz de carregar uma grande quantidade de hidrogênio, aparelhos portáteis externos de entrega de energia e baterias portáteis.

O Moving.e é um projeto em conjunto entre Honda e Toyota (Foto: Honda e Toyota/Divulgação)

O projeto ainda está em fase de testes, mas com um objetivo importante. O ônibus tem a função de substituir a rede elétrica de uma região quando esta for danificada durante um desastre natural.

Leia Mais: Do Virtual ao Real

O diferencial é a mobilidade. Isso porque ele pode apoiar o fornecimento de energia em áreas afetadas ou ainda em um evento de grande porte.

Equipamentos

Veja os equipamentos que fazem parte do Moving.e:

  • Ônibus de estação de carregamento fuel cell da Toyota (Toyota’s Charging Station fuel cell bus)
  • Dispositivo de entrega de energia externa portátil – Power Exporter 9000 – da Honda
  • Dois tipos de baterias portáteis da Honda: LiB AID E500 e Honda Mobile Power Pack (MPP)
  • Carregador Honda Mobile Power Pack Charge & Supply Concept para MPP

Leia mais: Mais Mobilidade

O veículo é equipado com o dobro de tanques de hidrogênio de alta pressão, que aumentam significativamente a quantidade de hidrogênio que pode ser transportado. Isso permite um alto rendimento e grande capacidade de geração de energia. Ele gera 454 quilowatts e tem saída máxima de 18 kW).

Funcionamento Moving. e
Veja como funciona o Moving.e (Foto: Honda e Toyota/Divulgação)

Armazenamento

Em caso de queda de energia durante um desastre, esta grande capacidade permite ao Moving.e fornecer eletricidade em áreas internas, como um centro de evacuação, bem como no interior de veículos.

Leia mais: Uma Gasolina Melhor

Ele ainda armazena a eletricidade gerada pela charging station em baterias portáteis de grande capacidade, nomeadas Honda Mobile Power Packs e LiB AID E500 por meio do Power Exporter 9000.

O Moving E tem espaço onde as pessoas podem relaxar. Portanto, serve não apenas como meio de transporte. Mas também como local de descanso em momentos de emergência.

Teste Moving.e

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh