Andamos na versão com pegada mais aventureira do Jeep Renegade, que tem como destaques positivos o eficiente motor turbodiesel 2.0, de 170cv, que tem bom fôlego já em baixas rotações; câmbio automático de nove marchas, com possibilidade de troca manuais junto ao volante e relações bem escalonadas; tração 4×4 integral com seletor de terrenos no console; e bom nível de acabamento interno, com bancos forrados parcialmente em couro e detalhes na cor vermelha. Por outro lado, o espaço no banco traseiro e no porta-malas é um pouco limitado.

Foto: Eduardo Aquino

Por fora, a novidade na opção Trailhawk são os faróis totalmente em LED. No mais, as linhas são as mesmas que tanto caíram no gosto do brasileiro, fazendo do modelo um dos mais vendidos no Brasil.

Detalhes em vermelho

Internamente, chamam a atenção o bom nível de acabamento, com bancos forrados parcialmente em couro e detalhes na cor vermelha nas molduras das saídas de ar e dos alto-falantes nas portas e no console da alavanca de marchas.

Leia mais: Nissan lança novo Versa

Foto: Eduardo Aquino

Também se destacam o sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas de boa visualização e sensível ao toque e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, o quadro de instrumentos configurável, o volante multifuncional e ar-condicionado de duas zonas.

Espaço limitado

O espaço no banco traseiro é um pouco limitado para pessoas de maior estatura, assim como a capacidade do porta-malas.

Leia mais: Tecnologia para vender

Foto: Eduardo Aquino

O pacote de segurança é amplo e inclui itens como airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista; controle de estabilidade para trailer, controle eletrônico anti-capotamento e controles de tração e estabilidade.

Leia mais: Ao volante do Audi e-tron

Foto: Eduardo Aquino

Pacote aventureiro

Tração 4×4 com seletor para cinco tipos de terreno, bons ângulos de entrada e saída, altura livre do solo, controle de descida e assistente de partida em rampa formam um pacote que garante um bom desempenho fora do asfalto.

Foto: Eduardo Aquino

O motor 2.0 turbodiesel tem muita força já em baixas rotações, garantindo agilidade. O nível de consumo registrado pelo computador de bordo (médias de 9,2km/l na cidade e de 12,8km/l na estrada) é bem razoável para um 4×4 que pesa mais de uma tonelada e meia.

Leia mais: Volkswagen Taos tá na área

Foto: Eduardo Aquino

Câmbio afinado

O câmbio de nove marchas acompanha bem o ritmo do motor, mas as trocas manuais (que podem ser feitas junto ao volante ou na alavanca de marchas) dão mais agilidade ao Renegade.

Leia mais: Teste da Strada Volcano 1.3

Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada para manobras e altas velocidades. A suspensão possibilita abusar um pouco nas curvas mais fechadas o nível de conforto é bem razoável, absorvendo bem as irregularidades.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, 16V, turbo, diesel, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 35,7kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração 4×4 com câmbio automático de nove marchas

Suspensão – Dianteira, tipo McPherson, com rodas independentes e braços oscilantes inferiores; e traseira, tipo McPherson, com rodas independentes

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,23m; largura, 1,80m; altura, 1,71m; e entre-eixos, 2,57m

Altura do solo – 216mm

Ângulo de ataque – 30°

Ângulo de saída – 33°

Ângulo de rampa – 22°

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Porta-malas – 273 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.674 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Sensores de chuva e crepuscular, airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista; coluna de direção com ajuste de altura e distância, aletas para troca de marcha junto ao volante, ar-condicionado de duas zonas, bancos revestidos parcialmente em couro, volante com comandos de áudio e Bluetooth, controle de estabilidade para trailer, controle eletrônico anti-capotamento, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, faróis, luzes diurnas e lanternas em LED, Isofix para fixar cadeiras infantis, ganhos de reboque (2 dianteiros e 1 traseiro), controle de descida, assistente de partida em rampa, molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e metal diamond; painel de instrumentos configurável de 7 polegadas, assistência de frenagem de emergência, piso do porta-malas com revestimento duplo, protetores de cárter, tanque e câmbio, controle automático de velocidade, rack no teto, rodas de liga de 17 polegadas, seletor para cinco terrenos,  sistema de áudio com tela de 8.4 polegadas sensível ao toque, Apple CarPlay e Android Auto, seis alto-falantes, comando de voz, USB e Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, tapetes em borracha, teto na cor preta e volante com acabamento em couro.

Opcional – Teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.490,00).

Preços – R$ 161.490. Com opcional e pintura perolizada, R$ 172.360.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh