Andamos em uma das versões menos sofisticadas do SUV da GM, que tem como destaques o motor turbo 1.0 de três cilindros, que tem bom fôlego em baixas rotações e baixo nível de consumo; a conectividade, com sistema multimídia MyLink que inclui WiFi nativo e o sistema OnStar, que oferece serviços de segurança, emergência e conveniência; alguns equipamentos de segurança, como os seis airbags; e o design mais moderno e equilibrado dessa nova geração. Por outro lado, o câmbio automático merecia “borboletas” junto ao volante para facilitar as trocas manuais, que são feitas somente na alavanca de câmbio.

Foto: Eduardo Aquino

Na opção LT, a grade frontal tem detalhes cromados, os espelhos retrovisores externos são da cor da carroceria, as maçanetas externas das portas são da cor do carro e o rack de teto tem a cor prata.

Coberturas plásticas

Outros detalhes externos que também chamam a atenção são as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras na cor preta, as rodas de liga de 16 polegadas com desenho bem vazado e a luz de neblina traseira na parte central do para-choque.

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Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e tem a cor cinza predominante, incluindo o tecido dos bancos, que é de toque agradável e combina com o nosso clima tropical. O espaço interno acomoda bem quatro adultos de estatura elevada, mas o porta-malas 9de 393 litros) é um pouco limitado.

Posição de dirigir

Com as regulagens do banco (em altura) e da coluna de direção (em altura e distância), fica fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O volante abriga vários controles (do áudio, telefone etc.) e tem boa pega.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos, assim como a tela do computador de bordo (com 14 funções) que fica no centro, é de fácil visualização, assim como a tela de oito polegadas “flutuante” do sistema multimídia MyLink, que fica levemente inclinada para o motorista.

Conectividade

Aliás, a conectividade é um dos pontos de destaque do novo Tracker, que, além do sistema multimídia (MyLink), tem o OnStar (sistema de telemática com serviços de emergência, comandos remotos etc.) e o WiFi embarcado, além do aplicativo myChevrolet, que possibilita consultar diversas informações do computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

O carregador de celular wireless, que fica no console central, também ajuda a descomplicar a vida do motorista e passageiro do banco da frente. Outro ponto positivo são os vários porta-trecos espalhados pelo interior.

Equipamentos

As listas de equipamentos não são muito recheadas, mas entre os itens de conforto e segurança na opção LT, destaque para os seis airbags, assistência de frenagem de emergência, controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 turbo dá conta do recado. Com um bom torque em baixa, ele deixa o Tracker ágil no trânsito urbano e seguro nas ultrapassagens. E a conta do combustível não é alta. Com etanol, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 8,5km/l na cidade e de 10km/l na estrada.

Sem borboletas

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave, mas peca por não ter aquelas “borboletas” junto ao volante para as trocas manuais, que são feitas apenas na alavanca.

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Foto: Eduardo Aquino

A suspensão absorve bem as irregularidades e consegue dar equilíbrio para o SUV nas curvas mais fechadas. Destaque para a eficiência dos freios, tanto em distância quanto em trajetória.

Manobras

A direção tem calibragem bem adequada para velocidades mais elevadas e, nas manobras, ela, o reduzido diâmetro de giro, os sensores de estacionamento e a câmera de ré facilitam bastante o trabalho do motorista.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo, flex, que gera potência de 116cv (gasolina ou etanol) de potência a 5.500rpm e torques de 16,3kgfm (gasolina) e de 16,8kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica progressiva

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,27m; largura, 1,79m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,57m]

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R15

Porta-malas – 393 litros

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.228 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes diurnas de LED, rack de teto, direção elétrica, regulagem de altura dos faróis, sistema de assistência de frenagem de urgência, rodas de liga de 16 polegadas, ar-condicionado, assistente de partida em subida, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, sistema start/stop, coluna de direção com regulagem em altura e distância, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, controle automático de velocidade, volante multifuncional, painel de instrumentos com tela em TFT de 3,5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, bancos forrados em tecido, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível e sistema multimídia.

Preços – R$ 95.890. Com pintura metálica, sobe para R$ 97.490.

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