Enorme, robusta e potente. Assim é a nova RAM 1500 Rebel, versão da marca de trucks que a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) traz ao Brasil no próximo ano. As concessionárias começaram em dezembro a organizar listas de espera pelo modelo. Em dois dias, as primeiras 100 unidades que chegam até abril foram todas pré-vendidas. E olha que a Rebel vai custar mais R$ 420 mil reais e em uma única versão, mais completa, chamada de Level 2.

Ram1500 Rebel frente
Foto: Studio Cerri

Essa configuração inclui som de 900 watts e 19 alto-falantes, retrovisor interno digital, tampa traseira multifuncional e acabamento escuro no emblema dianteiro, que fica na área central do para-choque e rodas.

A pick-up tem também o head-up display. Esse dispositivo projeta na parte interna do para-brisas, bem à frente do motorista, diversas informações. Entre elas velocidade, chamadas recebidas e coordenadas de rota. Assim evita distrações e traz muito mais segurança.

Leia também: Landtrek no Brasil? Só em 22

O retrovisor interno digital tem uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás.

A central multimídia é do tipo Uconnect 4C 12 NAV que fica no painel, instalada verticalmente. Sua tela possui 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360 graus, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Ram 1500 Rebel traseira
Foto: Studio Cerri

Pacote

Outros itens que fazem parte do pacote são:

  • Conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED;
  • Carregamento de smartphone por indução;
  • Freio de estacionamento elétrico;
  • Comutação automática de farol alto e baixo;
  • Sensores de chuva e crepuscular;
  • Chave presencial com partida remota;
  • Tela colorida e configurável de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos.

Segurança

A FCA ressalta a presença de diversos itens de segurança no modelo. São seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.

O veículo é equipado ainda com Park Assist, que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus e controle de oscilação de reboque (TSC).

Leia também: A avaliação da S10 High Country

Com mais de cinco metros de comprimento, a Ram 1500 Rebel possui um enorme teto solar panorâmico, além de bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas com revestimento de couro. Todos os assentos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante é multifuncional e os pedais têm regulagem elétrica de distância.

Motor histórico

Sob o capô da Ram 1500 Rebel está o “histórico” motor Hemi V8 5.7 litros, a gasolina, que gera 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque – em faixa de potência ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, segundo o fabricante.

Ele tem duas câmaras de combustão hemisféricas e sistema de desativação de cilindros (MDS). A central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária. Assim, o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.

Mesmo assim seu consumo pode assustar em termos numéricos. Mas é importante lembrar que se trata de um “vêoitão”. De acordo com a FCA, a pick-up faz 5,3 mk/l no trânsito urbano e 6,6 km/l na estrada. Seu desempenho, contudo, compensa. Sua velocidade máxima é de 174 km/h (limitada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

Oito marcas e 4×4

A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite eletrônico.  Ela usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente: são mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar eficiência.

O modelo emprega um sistema de gerenciamento térmico que se conecta ao líquido refrigerante do motor aquecido para acelerar o aquecimento do fluido da transmissão e do óleo do motor. Ele tem a função de resfriamento sob condições de alta carga ou alta temperatura ambiente para garantir que a temperatura do fluido da transmissão fique sempre controlada.

Leia também: Hilux globalizada

Na Ram 1.500 Rebel, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 possui os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.

Ficha Técnica

Motor

  • Características: 5.654 cc de cilindrada, V8, a gasolina
  • Potência: 400 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm

Dimensões

  • Comprimento: 5.929 mm
  • Largura: 2.084 mm
  • Altura: 2.012 mm
  • Entre eixos: 3.672 mm
  • Caçamba: 1.711 mm (comprimento), 1.295 mm (largura), 543 mm (profundidade), 1.200 litros (volume)
  • Peso: 2.610 kg
  • Capacidade de carga: 610 kg
  • Carga máxima rebocável (reboque com freio): 5.062 kg
  • Ângulo de entrada: 25,1°
  • Ângulo de saída: 22,6°
  • Ângulo de rampa: 19,1°
  • Tanque: 98 litros

Desempenho

  • Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,4 segundos
  • Consumo: 5,3 km/l (cidade) e 6,6 km/h (estrada)

FONTE: FCA

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh