Conjugando um motor 1.5 turbo a gasolina de 180cv com um motor elétrico de 82cv, o utilitário esportivo consegue aliar performance esportiva com baixo consumo de combustível. Além do desempenho, o modelo se destaca também pelo eficiente câmbio automatizado de dupla embreagem e pelo sofisticado pacote tecnológico, que inclui itens como alerta de tráfego traseiro cruzado, sete airbags, sistema que permite ajustar diversos modos de condução, frenagem automática, alerta de colisão traseira, controle de cruzeiro adaptativo, faróis com nivelamento automático, dentre outros.

Foto: Eduardo Aquino

Nossa avaliação foi feita com a versão R-Design, que é a opção intermediária entre a Momentum (de entrada) e a Inscription (topo de linha) do XC40 Recharge, que usa motores a gasolina e eletricidade.

Preto brilhante

Por fora, destaque para a grade frontal, teto, rack, moldura dos vidros, acabamentos plásticos nos para-lamas e soleiras e capa dos retrovisores, todos na cor preto brilhante; e para as rodas de liga de 20 polegadas, com desenho bem esportivo.

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Foto: Eduardo Aquino

Internamente, o pacote R-Design inclui acabamento em alumínio, pedais esportivos, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, iluminação ambiente com cores personalizáveis e acabamento do teto em textura “carvão”.

Ajustes elétricos

O espaço interno do XC40 é um pouco limitado (incluindo o porta-malas), principalmente no banco traseiro. Mas os ocupantes do banco dianteiro são tratados com muito carinho: regulagens elétricas (até lombar) e extensores dos assentos para apoiar melhor as pernas.

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Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno é digno de um carro que custa quase R$ 300 mil, misturando revestimentos de qualidade com detalhes em preto brilhante, dando um toque de sofisticação ao ambiente.

Nove polegadas

O sistema multimídia é completo, com Apple CarPlay® e Android Auto®, comando de voz, sistema avançado de navegação e tela sensível ao toque de 9 polegadas de boa visualização e sistema antirreflexo.

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Foto: Eduardo Aquino

Destaque também para a excelente qualidade do sistema de áudio Harman Kardon (13 alto-falantes c/ subwoofer – 600 watts), para o carregador de celular por indução e para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável.

Pacote de segurança

O pacote de segurança é bem completo e faz jus ao nome Volvo, marca sueca (atualmente nas mãos do grupo chinês Geely) que sempre se destacou pela segurança.

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Foto: Eduardo Aquino

Em termos de performance, o XC40 híbrido deixa muito esportivo para trás, acelerando de 0 a 100km/h em apenas 7,3 segundos e chegando aos 205km/h de máxima. Mesmo pesando mais de 1.800 quilos, ele responde rapidamente aos comandos do acelerador.

O trabalho do câmbio de dupla embreagem também é elogiável, com trocas rápidas e de forma suave.

Cinco modos

O XC40 híbrido oferece cinco modos de condução, que deixam o modelo do jeito que o motorista quiser. O motorista pode selecionar desde o modo Pure, no modo só elétrico; até o Power, que oferece toda força o tempo todo.

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Foto: Eduardo Aquino

A Volvo diz que o modelo tem 47 quilômetros de autonomia no modo elétrico, mas isso vai depender muito da dosagem que o motorista fizer do acelerador. Todo esse consumo de energia pode ser controlado por meio da tela do sistema multimídia.

Recarga das baterias

A tomada fica no para-lama esquerdo e, por meio de um cabo próprio, as baterias do XC40 levam três horas para atingir 100% de carga em uma estação de recarga rápida; e cerca de nove horas em uma tomada doméstica convencional.

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Foto: Eduardo Aquino

Mas o baixo consumo do XC40 é um dos pontos positivos. Alternando e explorando o melhor dos motores turbo a gasolina e elétrico, as médias ficaram acima dos 18km/l em trechos urbanos e acima dos 17km/l na estrada (dados do computador de bordo).

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A assistência elétrica da direção está bem calibrada. A suspensão impressiona pela boa estabilidade, especialmente nas curvas mais fechadas, equilibrando bem a pesada carroceria. Mas não filtra bem as irregularidades do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motores – Dianteiro, de três cilindros em linha, 1.477cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo, a gasolina, que gera 180cv de potência a 5.800rpm e 27,04kgfm de torque a 1.500rpm; e elétrico, que gera 82cv de potência e 16,3kgfm de torque. Os dois geram juntos 262cv de potência e 43,4kgfm de torque

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas

Direção – Com assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,425m; largura, 1,863m; altura, 1,651m; e entre-eixos, 2,702m

Altura do solo – 21,1cm

Ângulo de ataque – 21,7°

Ângulo de saída – 30,4°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 245/45 R20

Porta-malas – 460 litros

Tanque – 48 litros

Peso – 1.871 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sistema de áudio Harman Kardon (13 alto-falantes c/ Subwoofer – 600 watts), controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta de mudança de faixa, teto solar panorâmico elétrico, volante multifuncional, multimídia com Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto® (via USB), duas portas USB no console dianteiro, sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Info), comando de voz, carregador de celular por indução, duas portas USB no console inferior traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica e memória, banco do passageiro com regulagem elétrica, bancos dianteiros com suporte lombar elétrico, bancos dianteiros com ajuste manual de extensão, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de qualidade de ar multiativo, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, painel central de 9 polegadas touch screen e antirrefletivo, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão traseira, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, sistema de frenagem automática, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, câmera traseira de estacionamento, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, configuração de modos de condução, assistente de partida em subidas, sensor de chuva, controle de frenagem em descida, ajuste de intensidade da direção, faróis de neblina de LED, faróis Full LED com nivelamento automático e luzes direcionais, jato lavador para os faróis, faróis com função anti-ofuscante, rack de teto de alumínio integradas ao teto na cor Black Piano, acabamento interno em Alumínio Cutting Edge, pedais esportivos, espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático, iluminação interna ambiente com cores personalizadas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Preço – R$ 291.950.

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