Além de incluir um pacote que realça o visual esportivo do hatch da Fiat, com grade frontal, defletor de ar no teto e capas dos retrovisores na cor preta e rodas de 15 polegadas na cor grafite, a versão traz também equipamentos interessantes, como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, ar-condicionado digital e faróis de neblina. Por outro lado, o pacote deixa de fora itens simples como banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 e câmera de ré. Embora careça de um turbo, o motor 1.3 aspirado proporciona um desempenho razoável, tanto em performance como economia; e o câmbio manual tem boas relações de marchas e engates macios e precisos.

Foto: Eduardo Aquino

O hatch da Fiat já traz em sua essência linhas mais esportivas. Mas o pacote S-Design dá um toque italiano a esse conjunto estilístico, deixando o modelo bem atraente para quem gosta de um visual ainda mais esportivo.

Cor preta

Por fora, destacam-se a grade dianteira em estilo colmeia, as capas dos retrovisores, o defletor de ar no teto traseiro e os nomes Fiat na cor preta, os faróis de neblina e as rodas de liga de 15 polegadas na cor grafite.

Leia mais: Nova Montana, nova silhueta

Foto: Eduardo Aquino

No interior, a cor preta também prevalece, principalmente no painel, incluindo até o logotipo da Fiat no volante. O acabamento interno é razoável para um hatch desse segmento e proporciona um bom aspecto geral.

Ar digital

O pacote S-Design inclui ar-condicionado digital automático e botão de partida no motor. O volante tem boa pega e abriga vários comandos, mas a coluna de direção regula apenas em altura.

A posição de dirigir possibilita uma visão segura do trânsito e um acesso de forma ergonômica aos principais comandos. Com as informações do computador de bordo ao centro, o quadro de instrumentos proporciona boa visualização.

Leia mais: Teste da Chevrolet Trailblazer

Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens não contempla a câmera de ré. Por outro lado, o motorista conta com o apoio do sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico nas manobras em marcha à ré.

Espaço interno

Com relação ao espaço interno, o Argo oferece conforto para quadro adultos e a capacidade do porta-malas de 300 litros é bem ampla. Por outro lado, o rebatimento apenas total do encosto do banco traseiro limita a combinação de passageiros/bagagem.

Leia mais: A história de João e seu Jeep

Foto: Eduardo Aquino

Completa e fácil de operar, a central multimídia UCONNECT com tela sensível de sete polegadas, Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, duas entradas USB e sistema de reconhecimento de voz é um dos pontos positivos na lista de equipamentos.

Pacote de segurança

Entre os itens de segurança, destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e o monitoramento da pressão dos pneus. Pelo preço do pacote, a lista deveria incluir airbags laterais.

Leia mais: Teste do Jeep Renegade Moab

Foto: Eduardo Aquino

O Argo S-Design também tem outros itens interessantes, como o sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina, alertas de limite de velocidade e manutenção programada e sinalização de frenagem de emergência, que liga o pisca-alerta.

Fôlego em baixa

O motor 1.3 de oito válvulas não chega a entregar uma performance que acompanha o visual esportivo do carro, mas tem bom torque em baixa e proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade, possibilitando agilidade no trânsito urbano e um bom ritm de viagem na estrada.

Leia mais: Conheça o novo VW Taos

Foto: Eduardo Aquino

O consumo também é bem razoável. Com apenas etanol no tanque, ar-condicionado desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,0km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada.

Câmbio

O câmbio trabalha de forma bem afinada com o motor, aproveitando bem a sua força com relações de marcha bem equilibradas. Os engates também são bem macios e preciso, embora o curso da alavanca seja um pouco longo.

Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada, ajudando bastante o motorista a sair daquelas vagas mais apertadas e proporcionando um bom “peso” em velocidades mais elevada, trazendo mais segurança nessa condição.

Leia mais: Rota Capitão Senra

A suspensão atende bem a quem se inspira no visual esportivo do S-Design e gosta de mais equilíbrio naquelas curvas mais fechadas. E a calibragem um pouco mais firme não chega a prejudicar o conforto, que é agradável sobre pisos irregulares.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 1.332cm³ de cilindrada, oito válvulas, que rende potências de 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 3,99m; largura, 1,72m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,52m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 300 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.104 quilos

Principais equipamentos de série – Alarme antifurto, ar-condicionado, central multimídia UCONNECT com tela sensível de sete polegadas, Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, duas entradas USB e sistema de reconhecimento de voz; segunda porta USB, computador de bordo, direção elétrica, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis de neblina, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em subida, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), quadro de instrumentos em TFT personalizável, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento escurecido, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, monitoramento de pressão dos pneus e volante multifuncional.

Preços – R$ 73.790,00. Com pintura metálica ou perolizada, sobe para R$ 75.590,00.

Foto: Eduardo Aquino

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh