Os “entões” que se amarram em automobilismo vão lembrar dos Opalões de digladiando em autódromos pelo País nos anos 1970. Era o início daquilo que viria a ser a principal categoria do automobilismo nacional e a Chevrolet já estava lá, aliás, a marca praticamente fundou a Stock Car.

Camaro customizado
Camaro Safety Car customizado para a prova de Goiânia (Fotos: GM/Divulgação)

E neste final de semana (18 e 19 de setembro de 2021), em Goiânia (GO) chegou o momento da empresa norte-americana celebrar sua ligação com as pistas e o total de 500 participações  42 anos e 35 títulos depois.

A celebração será com estilo. A começar pelo Camaro Safety Car, que trabalha de “batedor” dos carros nas corridas, estará customizado, pintado de preto, com o número 500 de todo tamanho na lataria, em dourado.

Leia mais: Uma cavalaria eletrizante

“A Chevrolet ajudou a escrever o principal capítulo do automobilismo brasileiro, que é a trajetória da Stock Car. Sem a Chevrolet, não teríamos a Stock como ela é hoje. Fãs e profissionais brasileiros devem muito a essa marca”, afirma o CEO da Vicar, Fernando Julianelli. Esta empresa é a promotora e organizadora da Stock Car no Brasil.

História

Nesta caminhada de 500 largadas, a Chevrolet já teve vários carros como representantes. Primeiro o Opala, depois Omega, Vectra, Astra, Sonic e agora o Cruze.

Opala Stock 1979
Stock-Car em 1979: o começo de tudo (Foto: Arquivo / Stock Car Brasil)

O Opala foi o modelo base da Stock Car em sua fundação. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no ainda jovem Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre. Com vitória do paulista Affonso Giaffone Júnior, a prova já reunia um valoroso grupo de jovens que se tornariam ídolos através da Stock Car. Tais como Raul Boesel, que dali seguiria o caminho da Fórmula 1, e os futuros campeões Paulo Gomes, Alencar Júnior e os irmãos Affonso e Zeca Giaffone.

O reinado do Opala durou até 1993, considerando quatro anos no qual foi a base para o Protótipo Opala (veja tabela abaixo). O próximo modelo a ingressar na Stock Car foi o Omega, um grande sucesso da Chevrolet que permaneceu como carro-base de 1994 a 1999.

Leia mais: Confronto de gerações

A seguir veio o Vectra, modelo que foi a sensação da categoria em dois períodos: de 2000 a 2003 e, depois, de 2009 a 2011. Ao todo, o Vectra competiu na Stock Car Pro Series por sete temporadas, sendo o segundo modelo mais longevo da história da categoria.

Entre as duas fases do Vectra, o modelo Astra disputou e venceu corridas de 2004 a 2008. O Sonic entrou na pista entre 2012 e 2015, sendo substituído pelo atual campeão, o Cruze, a partir de 2016.

Ao final de 2022, o Cruze empatará com o Vectra como o segundo modelo mais longevo da Stock Car, com sete temporadas, perdendo apenas para o fundador da categoria, o Opala, que soma doze campeonatos.

Todos os campeonatos

  • Período – Modelo
  • 1979 a 1986 – Opala
  • 1990 a 1993 – Protótipo Opala
  • 1994 a 1999 – Omega
  • 2000 a 2003 – Vectra
  • 2004 a 2008 – Astra
  • 2009 a 2011 – Vectra
  • 2012 a 2015 – Sonic
  • 2016 a 2021 – Cruze

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh