Na geração anterior, o SUV da Hyundai tinha um design bem discreto e que se misturava facilmente com outros carros no trânsito. Agora, a atual geração mudou radicalmente de visual e suas novas linhas desencadearam uma polêmica que divide bastante as opiniões sobre beleza, harmonia, equilíbrio etc. De qualquer forma, o novo Creta tem um estilo completamente diferente dos rivais, com muita personalidade. Outra mudança radical está debaixo do capô, com o moderno motor turbo e com injeção direta de combustível, que tem desempenho razoável. Por outro lado, o Creta Platinum tem amplo espaço interno, suspensão bem calibrada e bom nível de acabamento interno.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a enorme grade cromada em colmeia e os faróis com projetores e posicionados mais nas extremidades. A parte inferior, que abriga as luzes de neblina e tomada de ar, parece um pouco desconectada do resto do conjunto.

Semelhança

De perfil, a atual geração guarda alguma semelhança com a anterior. Chamam a atenção o vinco no alto dos para-lamas e que “percorre” toda a lateral, as coberturas plásticas nas caixas de rodas e soleiras e as rodas de 17 polegadas com desenho bem esportivo.

Leia mais: Teste do Compass Limited TD350

Foto: Eduardo Aquino

Assim como a frente, a traseira também contribui para aumentar a polêmica em torno do estilo, com lanternas em LED muito recortadas e, para os que criticam, e sem nenhuma conexão entre as partes. A parte inferior dá um toque mais aventureiro ao conjunto.

Acabamento

Por dentro, as polêmicas encerram e a primeira impressão ao entrar no Creta Platinum é de um acabamento refinado e bem cuidado, com revestimento em couro marrom nos bancos e painel e moldura em preto brilhante no painel central e console.

Leia mais: Teste da Toro Freedom T270

Foto: Eduardo Aquino

Com entre-eixos de 2,61m, o Creta proporciona um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas de quem senta atrás. A capacidade do porta-malas (de 422 litros) é razoável para uma bagagem familiar.

Navegação

A central multimídia tem tela sensível de 10,25 polegadas, ligeiramente virada para o motorista, proporcionando boa visualização. Sistema tem navegação GPS e é conectado com diversos serviços (assistência 24h, controles remotos, diagnósticos, alertas etc.).

Leia mais: Teste do Corolla Cross Hybrid

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos digital de sete polegadas tem mostradores de bom tamanho e de fácil visualização. Um detalhe interessante é que a cor muda conforme o modo de condução escolhido pelo motorista: econômico, verde; e esportivo, vermelho.

Personalizado

O volante tem boa pega, um estilo também bem personalizado e abriga os controles de áudio e Bluetooth. Para encontrar uma boa posição de dirigir, a coluna de direção regula em altura e distância e o banco do motorista ajusta em altura.

Leia mais: Volkswagen Taos Highline

Foto: Eduardo Aquino

O ar-condicionado é automático e digital, mas é de apenas uma zona. Por outro lado, o banco do motorista tem ventilação, que foi bastante eficiente diante do calor que fez nos dias da nossa avaliação.

Segurança

A lista de segurança do Creta Platinum inclui itens como seis airbags e câmera de monitoramento de ponto cego, mas deixa de fora frenagem automática de emergência, controle automático de velocidade adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Leia mais: Jeep Commander Limited

Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conveniência, destaques para o carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e o seletor de modo de condução (por meio de um botão giratório no console, o motorista pode escolher entre três modos: Eco, Normal e Sport).

Pegada

Embora não tenha nenhuma pegada aventureira, o Creta, por ter uma boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, consegue trafegar com certa desenvoltura por estradas de terra com piso ruim.

Leia mais: Drift: carros deslizantes

Foto: Eduardo Aquino

Com turbo e injeção direta de combustível, o novo motor 1.0 dá conta do recado, com uma performance razoável, acelerações e retomadas e velocidade bem discretas. No modo Sport consegue proporcionar uma tocada mais prazerosa.

Consumo

Em termos de consumo, o desempenho também não chega a se destacar. Com apenas o motorista, ar-condicionado desligado e apenas etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias de 7,8km/l na cidade e de 9,0km/l na estrada.

Leia mais: Teste do Toyota SW4 SRX

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e aproveita bem toda a força do motor, já disponível em baixas rotações. A possibilidade de trocas manuais por meio de “borboletas” junto ao volante torna a tocada mais prazerosa.

Calibragem

A direção está bem calibrada para as manobras, principalmente em vagas mais apertadas. Nessa situação, o motorista também conta com a ajuda da câmera de ré de boa resolução e dos sensores de estacionamento traseiros.

O ajuste da suspensão também é um dos pontos positivos do Creta, que consegue absorver e filtrar bem as irregularidades do piso e permitir que o motorista entre com um pouco mais de vontade naquela curva mais fechada e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12V, Flex, turbo e injeção direta, que gera potência de 120cv (gasolina ou etanol) a 6.000rpm e torque de 17,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,30m; largura, 1,79m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,61m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Altura do solo – 19cm

Ângulo de ataque – 20,4°

Ângulo de saída – 28,3°

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 430 quilos

Porta-malas – 422 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.270 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Luzes diurnas em LED, barras de teto longitudinais na cor prata, rodas de liga diamantadas de 17 polegadas, faróis de neblina dianteiros, painel de instrumentos digital colorido de 7 polegadas, detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console; maçanetas internas em cromo acetinado, bancos revestidos em couro sintético na cor marrom, volante revestido em couro, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, sinalização de frenagem de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ajuste manual de altura dos faróis, destravamento automático das portas em caso de acidente, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, câmera para monitoramento de ponto cego, alerta de presença nos bancos traseiros, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem de altura e distância, câmera de ré, controle automático de velocidade, sistema Stop & Go, conexão USB traseira, sensor crepuscular, carregamento de celular por indução, banco do motorista com ventilação, smart câmera 360°, seleção do modo de direção, central multimídia com tela de 10.25 polegadas (navegação GPS, Apple CarPlay, Android Auto e duas conexões USB), controles de aúdio e Bluetooth no volante com reconhecimento de voz e sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos, diagnóstico e alertas de uso do veículo.

Preços – R$ 146.690,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 147.590,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh